Diario de Pernambuco
Busca

Doação

Fotógrafo retribui gesto solidário que recebeu quando era criança

Publicado em: 06/12/2019 07:47

 (Foto: Tarcísio Augusto/Esp.DP.)
Foto: Tarcísio Augusto/Esp.DP.
A carta personalizada, pintada cuidadosamente com hidrocor e giz de cera, surtiu o resultado esperado. Tarciso Augusto, então com 13 anos, tinha talento com desenhos e cores. Explorou a característica para chamar atenção e ter sua carta adotada dentro da Campanha Papai Noel dos Correios. Já era mês de janeiro quando o menino recebeu um carteiro em casa com o dinheiro doado por um anônimo. O valor era referente ao preço de uma bicicleta. Naquele dia, ficou num misto de surpresa e alegria. Agora, aos 29 anos, o fotógrafo do Diario quer retribuir a mesma ação que fizeram com ele junto a uma criança em situação de vulnerabilidade. É o cumprimento de uma promessa feita na época. No Recife, o prazo para adoção online de cartas através do blog da campanha (http://blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios) foi estendido até hoje. Esta sexta-feira também é o último dia para as crianças fazerem seus pedidos. 
 
Na época, Tarciso morava - na realidade ainda mora - no bairro de Sapucaia de Dentro, em Olinda. "Vi a campanha na TV e fiz a carta dizendo que eu sonhava em ter a bicicleta e meus pais não podiam pagar. Depois, coloquei em uma caixa dos Correios endereçada a Papai Noel, no Polo Norte. Tinha esperança, mas terminei esquecendo do presente porque dezembro acabou e nada de bicicleta. Dois, três dias depois do Natal, chegou o rapaz dos Correios com o dinheiro. Para mim, a magia é o doador não ir porque cria a imagem e a ideia: quem será que deu? Acho legal o mistério."
 
Ontem, Tarciso foi à agência central dos Correios, na Avenida Guararapes, no Centro do Recife, e escolheu duas cartas. Uma delas pede um kit escolar e a outra pede uma calça. Quem também esteve na mesma agência foi Valmir Moraes, 49, militar aposentado. “Adotei uma carta porque quando eu era guri, quis presente assim e nunca tive. Peguei essa carta porque vi a criança pedindo muito humilde, com carinho.” Laís Vitória, 8, mora em Lagoa Encantada e foi aos Correios com a mãe. “Mandei carta para Papai Noel me dar um kit de material escolar para no outro ano eu conseguir estudar muito. Quando crescer, quero ser advogada.”
 
Até agora, 19 mil cartas foram adotadas, de um total de cerca de 40 mil. Ontem, os primeiros presentes começaram a ser entregues. Aconteceu em Paulista. Quem quiser fazer como Tarciso e adotar presencialmente ainda tem até o próximo dia 20 para fazer. Os adotantes também precisam ficar atentos ao prazo para a entrega dos presentes nos Correios, até o dia 27. Os presentes devem chegar às mãos das crianças ao longo de dezembro e janeiro.
 
Após adotar a cartinha pela internet, o padrinho ou a madrinha deve entregar o presente em um dos pontos de adoção indicados pelos Correios, que levarão o presente até a criança. Para fazer a adoção presencialmente, as cartas estão disponíveis nas agências Central, Boa Viagem, Shopping RioMar, Shopping Recife, Aeroporto, Casa Amarela e Olinda, entre outras agências, além das unidades no interior do estado.

Este ano, a campanha completou 30 anos. Ao longo das três décadas, os Correios atenderam aos pedidos de cerca de 6 milhões de cartinhas. A campanha Papai Noel dos Correios nasceu pela iniciativa de alguns empregados que, durante a rotina de trabalho, recebiam cartinhas escritas por crianças destinadas ao Papai Noel, mas sem endereço. Sensibilizados, alguns deles resolveram adotar as cartinhas e enviar os primeiros presentes. Com o passar do tempo, a ação se tornou institucional.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL