Diario de Pernambuco
Busca

Campanha

Quase 400 pessoas morreram de tuberculose em Pernambuco em 2018

Publicado em: 26/11/2019 10:51 | Atualizado em: 26/11/2019 14:24

Tuberculose, uma doença que mata se não for tratada corretamente. A Secretaria Estadual de Saúde faz campanha de alerta sobre a doença. Crédito: Jaqueline Maia Arq DP

Nesta última semana do mês de novembro, a Secretaria Estadual de Saúde realiza a Semana Estadual de Combate à Tuberculose, que trouxe como tema: "Tuberculose: informação e tratamento curam". Este ano, uma das linhas de ação é apostar nas redes sociais para tornar as informações mais acessíveis. Em 2018, 382 pessoas morreram de tuberculose no estado, mas em 2017 este número chegou a 439 mortes. 
 
A proposta é conscientizar os trabalhadores que estão na linha de frente dos atendimentos a observar três fatores essenciais: detecção precoce, tratamento correto e acompanhamento adequado dos pacientes diagnosticados com a doença infectocontagiosa de alta transmissibilidade, que afeta, principalmente, os pulmões.
 
Em vídeo, ex-pacientes compartilham suas experiências de superação. Já os profissionais da saúde listaram os esforços no combate à doença. A campanha pode ser conferida no instagram oficial da SES (@saude_pe). O vídeo também pode ser visualizado no YouTube: https://youtu.be/TE2qQY587cs.

Em 2018, Pernambuco notificou 5.026 casos da doença. Já no ano de 2017, foram 4.968 casos de tuberculose no estado. "Os números reforçam a relevância do acesso à informação qualificada sobre a doença, assim como a importância do fortalecimento do vínculo entre profissionais de saúde e o paciente. Esses dois fatores são essenciais para a cura da tuberculose", ressalta o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Além do monitoramento constante das ocorrências e capacitações em unidades de saúde, a SES auxilia os municípios, quando necessário, prestando assessoramento técnico às gestões. “Vale destacar que, além de prestar apoio técnico e monitorar os indicadores epidemiológicos da doença em todo os municípios, o Estado promove formações continuadas em saúde com o intuito de capacitar os profissionais envolvidos na vigilância e atenção à saúde", pontua a coordenadora do Programa, Cândida Ribeiro.

A SES-PE tem reforçado com os municípios a importância de aderir à mobilização, com intensificação das ações de controle da doença em seus territórios e serviços de saúde e realização de atividades educativas. "Recomendamos que sejam priorizadas ao público considerado mais vulnerável, como a população privada de liberdade, em situação de rua e pacientes infectados pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). É essencial o empenho dos gestores municipais, coordenadores e técnicos dos programas, assim como profissionais da assistência psicossocial e outros possíveis parceiros na luta contra à tuberculose", ressalta a gestora.

A DOENÇA
A tuberculose é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. Ela afeta, principalmente, os pulmões e é transmitida por vias aéreas, pela fala, tosse ou espirro da pessoa com a doença ativa no organismo. Tosse por mais de três semanas, que pode ser acompanhada por febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga, pode ser um indicativo da enfermidade. O diagnóstico é feito nos postos de saúde por meio de exames bacteriológicos, principalmente a baciloscopia, conhecida como exame do escarro.

Diagnóstico concluído, o próprio posto de saúde passa a disponibilizar, gratuitamente, as medicações que formam o esquema básico. Esse tratamento dura, no mínimo, seis meses. “Seguindo corretamente as orientações da equipe de saúde, o paciente pode deixar de transmitir a doença com 15 dias”, reforça Cândida Ribeiro.

PREVENÇÃO
A principal maneira de prevenir a tuberculose em crianças é com a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), ofertada gratuitamente no SUS (nas unidades básicas de saúde e maternidades). Essa vacina protege a criança das formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea, e deve ser dada ao nascer, ou, no máximo, antes de completarem 5 anos de idade (até 4 anos, 11 meses e 29 dias).

Outra maneira de prevenir a doença é a avaliação de contatos de pessoas com tuberculose, que permite identificar a infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis. Isso possibilita prevenir o desenvolvimento de tuberculose ativa. Em outras situações específicas, pessoas que são diagnosticadas com a infecção latente da tuberculose também têm indicação de receber tratamento para prevenir o adoecimento. Neste caso, é necessário procurar uma unidade de saúde para avaliação.

DADOS – PE

CASOS DE TUBERCULOSE

2015 – 4.599
2016 – 4.577
2017 - 4.968
2018 - 5.026

ÓBITOS – TUBERCULOSE

2015 - 423
2016 - 398
2017 - 439
2018 - 382

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL