Diario de Pernambuco
Busca

Terceira idade

Programa Saúde em Movimento é inaugurado no Polo das Paineiras, em Paulista

Publicado em: 11/11/2019 19:07 | Atualizado em: 11/11/2019 21:12

Foto: Jonson Pereira/Prefeitura de Paulista
No município de Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR), os idosos assistidos pelo programa “Saúde em Movimento” agora contam com mais um polo de atividades físicas. É que nesta segunda-feira (11) foi inaugurado, no Centro da cidade, o polo das Paineiras, onde o público da terceira idade vai ter acesso gratuito a aulas de ginástica funcional.

As atividades vão ocorrer nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 07h às 07h40. Nestes dias, os idosos vão exercitar o corpo com métodos de atividade física baseados em movimentos naturais, normalmente executados no dia a dia, como agachar e levantar, ou puxar e empurrar.

“O desejo da equipe da Secretaria Municipal de Saúde é de que esses idosos enxerguem nesse novo polo de atividades, uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida através da pratica de exercícios físicos, e até mesmo de fazer novas amizades”, afirmou o coordenador da Saúde do Idoso do Paulista, Valdir Santos.

O programa “Saúde em Movimento” tem mais de 30 polos espalhados no Paulista. A iniciativa vem tirando cerca de três mil idosos da ociosidade em todo o município. A pensionista Maria de Lourdes da Silva, 60 anos, presente na inauguração do polo das Paineiras, afirmou que é um prazer fazer parte dessa equipe de idosos cheios de energia.

“Sou assistida pelo CRAS VI, em Maranguape I, e não pude deixar de prestigiar a inauguração desse novo polo do programa aqui no Centro. Minha vida mudou da água para o vinho desde que decidi me integrar a esse time. Aqui eu me divirto e libero um pouco da energia que tenho”, destacou dona Maria.

Já o administrador do Ecoparque das Paineiras, Cledson Clementino, fez questão de lembrar que a busca por alternativas que melhorem a saúde dos idosos tem sido uma preocupação constante da gestão do prefeito Junior Matuto.

“Sem duvida nenhuma, o polo vem para fortalecer ainda mais o que já vem sendo feito pelo público da terceira idade em nossa cidade. Agora, vamos dar vida ao Ecoparque também no período da manhã, incentivando os idosos a terem uma rotina mais prazerosa, onde a saúde física e mental é o principal objetivo”, concluiu.

Outras atividades

Todas as terças e quintas-feiras, das 20h30 às 21h30, o Ecoparque das Paineiras oferece também aulas de ritmos gratuitas. A iniciativa, coordenada pelo educador físico Thiago Sales, não apresenta restrições de idades, por isso, tanto os jovens quanto os idosos podem participar. O Parque fica localizado na rodovia PE-15, em frente ao Terminal Integrado Pelópidas Silveira.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL