Vida Urbana

Adolescentes que cumpriram medidas socioeducativas participarão de curso de mídias digitais

Jovens que cumpriram medidas socioeducativas ou que estão cumprindo em regime aberto irão participar de aulas sobre mídias digitais no Cesar School, localizado no Recife Antigo. Intitulado Cultura e Mundos Digitais, o curso será ministrado a uma turma de 25 adolescentes a partir desta terça-feira (19). A ação faz parte do projeto Novas Oportunidades, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), que visa auxiliar na reintegração social dos socioeducandos.

A turma é composta por ex-internos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e jovens que cumprem medida em regime aberto no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Os adolescentes foram selecionados de acordo com idade, escolaridade e interesses, por exemplo.

As aulas acontecem de terça a quinta-feira,até o dia 12 de dezembro. O curso terá 36 horas de duração no total e vai abordar informações sobre vídeos, Instagram, WhatsApp e outros meios de comunicação. Assim, será possível discutir e conhecer características do mundo digital e capacitar os alunos para o desenvolvimento de conteúdos como podcasts, aplicativos e livros digitais. 

Os professores trarão uma visão atualizada do tema, por estarem presentes diretamente no mercado de trabalho. “Esses jovens precisam ter um contato mais próximo com os avanços que o mercado atualmente está oferecendo. A nossa ideia é inseri-los no mundo da tecnologia e abrir novas janelas”, explica Sileno Guedes, secretário da SDSCJ.

Novas Oportunidades
O projeto Novas Oportunidades tem como público-alvo adolescentes e jovens de 12 a 22 anos, residentes na Região Metropolitana do Recife, egressos das unidades da Funase. Eles são acompanhados por um ano a partir do seu engajamento no projeto, podendo ser estendido o prazo de acordo com avaliação técnica da equipe. 

Durante o período, recebem atendimento psicossocial para identificar as demandas de ordem pessoal e que poderão sofrer intervenções pontuais, busca-se também o engajamento socioprodutivo, em atividades profissionalizantes ou de aprendizagem junto os parceiros privados e governamentais.

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