Diario de Pernambuco
Busca

Obras

Vândalos retiram bloqueio e liberam tráfego na nova Ponte do Janga

Publicado em: 14/10/2019 10:35 | Atualizado em: 14/10/2019 14:33

Foto: Divulgação. (Foto: Divulgação.)
Foto: Divulgação. (Foto: Divulgação.)
O tráfego na Ponte do Janga, em Paulista, foi liberado neste domingo (13), mas por motoristas que retiraram a sinalização de desvio por conta própria. A Prefeitura afirmou que ação foi criminosa e colocou a vida de quem trafega pela localidade em risco. O trecho está interditado por conta da obra de duplicação. Os bloqueios foram retomados ainda na manhã desta segunda-feira (14). 

A sinalização direciona os condutores para uma das faixas da antiga ponte. A pista duplicada estava bloqueada para o trânsito em função do período necessário para que a estrutura fique pronta para receber a circulação dos motoristas com segurança. Neste fim de semana, vídeos circularam pelas redes sociais mostrando as placas jogadas no acostamento e os carros trafegando na PE-01.

O secretário-executivo de Infraestrutura, Pedro César, afirmou que essa não é a primeira vez que a obra tem interferências por vandalismo. "Infelizmente os vândalos retiraram os bloqueios e liberam a via de forma irresponsável, pondo em risco a vida dos condutores. Ainda bem que não houve nenhum acidente na nova ponte. Vale lembrar ainda que este será o quarto boletim de ocorrência de furtos de material da obra. Uma situação que só atrapalha o andamento desse serviço tão importante para a cidade", disse.

Na manhã desta segunda, a Secretaria de Mobilidade de Paulista encaminhou uma viatura e dois educadores de trânsito para retomarem os bloqueios na Ponte. Ao todo, cinco profissionais estarão prestando serviço em regime de plantão para garantir a segurança na localidade.

Foto: Divulgação. (Foto: Divulgação.)
Foto: Divulgação. (Foto: Divulgação.)
Atraso
As obras na Ponte do Janga foram retomadas no dia 21 de agosto, quase dois meses após a prefeitura ter se reunido com a construtora responsável para delimitar prazos. A restauração começou no ano de 2015, quando foi firmado um convênio entre a Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag) e a Prefeitura de Paulista. De lá para cá, todos os recursos previstos foram liberados - ao todo, R$ 15.899.969,45, dinheiro oriundo dos cofres estaduais. E por muitas vezes a obra parou.

O último atraso aconteceu por dois motivos, segundo a prefeitura: a necessidade de reavaliar preços do material necessário para o trabalho, e por causa das fortes chuvas que caíram na Região Metropolitana do Recife.

Após a conclusão da obra, serão instaladas sinalizações horizontais e verticais. A iluminação da Avenida Claudio Gueiros Leite, no trecho que vai a Ponte do Janga ao girador de Maria Farinha, também deve ser trocada.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL