Diario de Pernambuco
Busca

JORNALISMO

Reportagem do Diario de Pernambuco vence o 16º Prêmio Abecip

"Brincar livre: o direito da criança a se desenvolver com saúde", de Alice de Souza e Anamaria Nascimento, foi reconhecida no prêmio nacional

Publicado em: 17/10/2019 17:20 | Atualizado em: 17/10/2019 17:21

Alice de Souza e Anamaria Nascimento são autoras da reportagem premiada. Foto: Ricardo Fernandes/DP.
A reportagem Brincar livre: o direito da criança a se desenvolver com saúde, publicada pelo Diario de Pernambuco, nas versões impressa e online, venceu o 16º Prêmio Abecip de Jornalismo, entregue pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança. As repórteres Alice de Souza e Anamaria Nascimento, autoras da matéria, representam o jornal na cerimônia de entrega do prêmio nacional, que acontece no próximo dia 31, em São Paulo.

Publicada em janeiro deste ano, a matéria vencedora mostra como cidades sem infraestrutura urbana adequada, pais ocupados e uso excessivo de eletrônicos criaram gerações menos brincantes. "O direito de brincar, garantido pelo artigo 31 da convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Crianças, nem sempre é respeitado. Brincar não significa uma agenda de atividades recreativas. É, na verdade, deixá-las descobrir o mundo pela linguagem infantil. Nos últimos 40 anos, o tempo dedicado às brincadeiras diminuiu em 25%, de acordo com a Academia Americana de Pediatria", pontua a reportagem.

Ainda de acordo com a matéria premiada, "ao explorar o mundo a partir das brincadeiras, a criança coloca em desenvolvimento habilidades físicas, sociais, emocionais e intelectuais. Elas aprendem sozinhas sobre o cumprimento de regras, a lidar com desafios e frustrações, a conviver com as diferenças. São apresentados à vida social e cultural, na medida em que as brincadeiras também significam o repasse de tradições. E não necessariamente precisam de brinquedos para criar um ambiente lúdico".

Leia a matéria completa:

Brincar livre: o direito da criança a se desenvolver com saúde

Matéria ressalta a importância da brincadeira para as crianças. Foto: Gabriel Melo/Esp.DP.
As reportagens inscritas no prêmios foram avaliadas por uma comissão julgadora formada por sete pessoas, entre as quais especialistas em crédito imobiliário e jornalistas. Os trabalhos foram avaliados pelos critérios de inovação, originalidade, abordagem, amplitude e contribuição crítica dos autores. A matéria do Diario concorreu com outras 94 reportagens de todo o país inscritas na edição deste ano.

O Diario venceu na categoria educação financeira e responsabilidade social na construção civil, onde são avaliadas matérias que "permitam qualificar as decisões dos leitores no tocante à administração de suas aplicações financeiras, aos investimentos e à tomada consciente de crédito. São matérias com enfoque na responsabilidade social na construção civil, com vistas ao desenvolvimento de produtos que melhor atendam às regras relativas ao meio ambiente e estimulem ações que contribuam para o desenvolvimento social", de acordo com a Abecip. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL