Diario de Pernambuco
Busca

Manchas

Portaria federal reconhece situação de emergência em São José da Coroa Grande

Publicado em: 23/10/2019 20:31 | Atualizado em: 23/10/2019 20:40

 (Óleo em São José da Coroa Grande. Crédito: Diego Nigro/Governo de Pernambuco/Divulgação)
Óleo em São José da Coroa Grande. Crédito: Diego Nigro/Governo de Pernambuco/Divulgação
O município de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul, teve a situação de emergência reconhecida pelo governo federal. Uma portaria da Secretaria Nacional de Proteção de Defesa Civil, de número 2.499, foi publicada no Diario Oficial da União desta quarta-feira (23). A prefeitura havia decretado situação de emergência em 17 de outubro, um dia depois de fragmentos de óleo reaparecerem nas praias do município.

São José da Coroa Grande é um dos sete municípios nordestinos e o único pernambucano a ter a situação de emergência reconhecida pela União devido ao “derramamento de produtos químicos em ambiente lacustre, fluvial e marinho”. Os outros seis são municípios do litoral baiano, cujas portarias foram publicadas na última quarta-feira. São eles Camaçari, Conde, Entre Rios, Esplanada, Jandaíra e Lauro de Freitas.

Ao reconhecer a situação de emergência, o governo federal pode liberar recursos, a partir do pedido de auxílio complementar do município, para se custear as operações emergenciais relacionadas ao desastre ambiental nas praias. As verbas podem ser direcionadas para serviços de limpeza, transporte de material e pontos de coleta.

Antes do último dia 17, o óleo havia sido encontrado na orla de São José da Coroa Grande, distante 125 quilômetros do Recife, no mês de setembro. A mancha de petróleo encontrado no município, na semana passada, media aproximadamente um metro de diâmetro na foz do Rio Una, próximo ao limite de Pernambuco com Alagoas.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL