Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

Campanha estadual contra as verminoses tem início nesta quarta-feira em Olinda

Publicado em: 16/10/2019 09:52 | Atualizado em: 16/10/2019 11:13

Secretário Estadual de Saúde, André Longo, reforça a importância da campanha para as crianças entre 5 e 14 anos. 
Foto: Divulgação/DP

 

Nesta quarta-feira (16), crianças entre 5 e 14 anos matriculadas na rede municipal de ensino de Olinda recebem tratamento contra verminoses. A abertura da campanha acontece na Escola Dom Azeredo Coutinho, no bairro de Peixinhos.

"Essa faixa etária é o público alvo da campanha por apresentar grande facilidade de contaminação e disseminação"- explica o Secretário Estadual de Saúde André Longo.Os responsáveis devem autorizar a participação dos alunos mediante a assinatura de um termo de consentimento.

 

Com duração de um mês, a campanha tem abrangência em todo o estado e estará em 2.564 escolas de 163 municípios pernambucanos. Os estudantes tomarão a dose única do medicamento antiparasitário albendazol, utilizado no tratamento de infecções causadas por vários parasitas intestinais e dos tecidos em crianças.

A verminose é um grupo de doenças causadas por vermes parasitas que se instalam no organismo, geralmente se alojam nos intestinos, mas podem abrigar-se em órgãos como fígado, pulmão e cérebro.

A infecção ocorre pela ingestão direta de ovos por meio do contato mão-boca ou pelo consumo de alimentos crus e água contaminada. Além da via oral, a infecção também pode ocorrer por penetração ativa de larvas na pele do hospedeiro em contato com o solo contaminado.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL