Diario de Pernambuco
Busca

Conscientização

Ação orienta sobre a possível chegada das manchas de óleo ao Recife

Publicado em: 23/10/2019 07:33

Voluntários, Defesa Civil, Dircon, Secretaria de Saúde e Brigada Ambiental orientaram sobre os cuidados no possível contato com o material. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR.)
Voluntários, Defesa Civil, Dircon, Secretaria de Saúde e Brigada Ambiental orientaram sobre os cuidados no possível contato com o material. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR.)

Organizar o trabalho de voluntários e curiosos e prevenir acidentes foi o objetivo de uma ação realizada pela plataforma Transforma Recife na tarde de ontem. O projeto reuniu cerca de 100 pessoas que serão multiplicadoras para sensibilizar comerciantes, banhistas, turistas e moradores sobre o que fazer caso manchas de petróleo cru cheguem à orla de Boa Viagem. A reunião também serviu para alertar a respeito dos perigos do contato com o material contaminante, que tem atingido o litoral pernambucano desde a quinta-feira. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente do Recife, 200 homens vinculados à Autarquia de Limpeza e Manutenção Urbana (Emlurb) estão treinados e em alerta 24 horas para agir no trabalho de limpeza da praia de Boa Viagem caso seja necessário.

“A Prefeitura do Recife está pronta para fazer a retirada de petróleo da praia com profissionais e técnicos, que têm todos os equipamentos e a expertise necessária para fazer esse serviço. Então estamos direcionando o trabalho voluntário que chega de forma espontânea para realizar ações de apoio. Entre elas está o trabalho de sensibilização para que a sociedade civil não mexa com o material. Os voluntários também poderão realizar barricadas humanas para garantir que os homens da Emlurb trabalhem sem tumulto e confusão caso o óleo apareça, além de servir os profissionais da prefeitura com água e comida. Tudo isso sem deixar de estar sempre orientando a população que possa vir a chegar”, detalhou a coordenadora da Transforma Recife, Marcela Balthar.

Para ser voluntário, é preciso se cadastrar no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Ambiental, localizado no Segundo Jardim de Boa Viagem. Ontem, o trabalho de sensibilização aconteceu entre o Segundo Jardim e a Padaria Boa Viagem. O secretário de Meio Ambiente do Recife, José Neves Filho, lembra que além dos 200 homens em stand-by desde o domingo para realizar de forma imediata a limpeza da praia, caso o óleo chegue, outros 400 funcionários da prefeitura podem ser mobilizados. “Temos máquinas, caminhão, carregadores e equipamentos próprios. Se o óleo chegar, vamos retirar tudo com a competência da equipe técnica que temos e os voluntários estão se capacitando para evitar tumulto e fazer outras ações importantes, sem necessariamente colocar a mão na massa”, reforçou José Neves. 

Segundo ele, os medidores de água indicam que a água do mar de Boa Viagem ainda está propícia para banho. “Já faz mais de 48 horas que o óleo apareceu no Cabo de Santo Agostinho e não atingiu Jaboatão. Estou confiante de que, assim como Porto de Galinhas, o Recife irá se salvar”, disse o secretário. 

De acordo com a gerente-geral de Atenção Social da Defesa Civil do Recife, Keila Ferreira,  ontem 159 prédios localizados na Avenida Boa Viagem e redondezas receberam orientação no que chamam de comunicação de risco. “A ideia é preparar a população que está mais próxima da praia para se tornar multiplicadora de informação verídica. Também estamos orientando que, caso identifiquem manchas ou animais marinhos sujos de óleo, liguem imediatamente para o 0800-081-34-00, para acionar o pessoal que está de prontidão e evitar pânico”, disse Keila. Equipes da Prefeitura do Recife também estão monitorando a orla 24 horas, com a ajuda de drones.

Ricos
Segundo a Secretaria de Saúde do Recife, a inalação de vapores advindos do óleo cru pode causar dificuldades de respiração, dor de cabeça, confusão mental e náusea. Em caso de contato da pele com óleo, podem aparecer irritações na pele, rash cutâneo, queimação e inchaço. Já a ingestão do óleo pode causar dores abdominais, vômito e diarreia. 

A exposição a longo prazo pode ter consequências mais graves, como danos aos pulmões, fígado, rins e sistema nervoso. Quem por acaso tiver contato direto com o óleo deve limpar a pele com gelo e óleo de cozinha. Em caso de apresentar alguma reação alérgica, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL