Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

Taquaritinga do Norte iniciará visitas a residências para vacinar contra sarampo

Publicado em: 08/09/2019 10:41 | Atualizado em: 08/09/2019 10:44

Foto: Fernanda Sunega/ Divulgação

Em função dos casos notificados de sarampo no município, a cidade de Taquaritinga do Norte iniciará nesta segunda-feira (9) uma ação de porta a porta para tentar identificar novos casos da doença e imunizar a população. Os postos de saúde da cidade irão funcionar das 7h às 13h. Depois desse horário, até o fim da tarde, agentes de saúde irão visitar as residências para tentar identificar a população que ainda não está imunizada contra o vírus. Taquaritinga, que fica no Agreste, tem a maior quantidade de casos confirmados da doença e também é o local de origem do primeiro óbito por sarampo em 2019 no estado.

As ações no município têm sido ainda mais intensificadas após a confirmação de cinco casos de sarampo. Desses casos, foi confirmado o óbito de uma criança de 7 meses pela doença no município. “Cada unidade de saúde ficará responsável pela varredura casa a casa na sua área de abrangência. Até o início da tarde, os postos funcionarão normalmente. Depois a equipe de enfermagem e os ACSs irão de porta em porta avaliando as cadernetas de vacinação, imunizando, assim, aqueles que estão desprotegidos”, explica a secretária de Saúde de Taquaritinga do Norte, Poliana Andrade.

Nesse sábado (7), foi realizado um dia D de vacinação em Taquaritinga. Sete unidades de Saúde da Família (USFs) abriram as portas para receber a população da cidade e realizar a imunização contra a doença. Para possibilitar a iniciativa, foram disponibilizadas pelo governo 28,5 mil doses extras da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola. Até o final da tarde do sábado, 2.134 pessoas haviam sido imunizadas.

Vacinação
Desde a segunda quinzena de agosto, ficou instituída, em todo o país, a vacinação de crianças entre 6 meses e 11 meses. Todos os meninos e meninas dessa faixa etária, que totalizam 68 mil em Pernambuco, devem tomar uma dose da tríplice viral. Essa será considerada a “dose zero”, sendo necessário seguir com o esquema básico de vacinação normalmente a partir dos 12 meses, com mais uma dose e um reforço aos 15 meses. Além desse público, também precisam ser vacinados: indivíduos de 1 ano a 29 anos de idade (duas doses de tríplice viral); indivíduos de 30 a 49 anos de idade não vacinados (uma dose de tríplice viral); e profissionais de saúde não vacinados (duas doses com a vacina tríplice viral independente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas).

Casos
Até o último dia 30 de agosto, foram notificados 395 casos suspeitos de sarampo em Pernambuco. Desse total, 86 foram descartados e 296 estão em investigação. Dos 13 confirmados, três são moradores do Recife, três de Caruaru, um de Frei Miguelinho, um de Santa Cruz do Capibaribe, além dos cinco de Taquaritinga do Norte.

A Secretaria Estadual de Saúde reforçou que o Estado está abastecido da vacina tríplice viral. Desde janeiro, já foram distribuídas mais de 574 mil doses do imunizante para os municípios.

PERFIL DOS CASOS CONFIRMADOS

RECIFE (3)
2 casos (sexo feminino de 16 e 19 anos) relacionados a uma excursão a Porto Seguro
1 caso (sexo masculino de 26 anos) com histórico de viagem a São Paulo

CARUARU (3)

2 casos (sexo masculino e feminino, ambos de 17 anos) relacionados a uma excursão a Porto Seguro
1 caso (sexo masculino de 22 anos), em análise

TAQUARITINGA DO NORTE (5)

5 casos (sexo masculino, de 7 meses, de 10 meses, 18 anos e 31 anos; e sexo feminino de 10 meses) relacionados a um evento de massa no município

FREI MIGUELINHO (1)

1 caso (sexo masculino de 21 anos) relacionado a um evento de massa no município de Taquaritinga do Norte

SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE (1)

1 caso (sexo masculino de 17 anos) relacionado a um evento de massa no município de Taquaritinga do Norte
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL