Diario de Pernambuco
Busca

Dicas

Morte de crianças por afogamento acende alerta em PE. Confira cuidados

Publicado em: 10/09/2019 11:19 | Atualizado em: 10/09/2019 11:42

Não é preciso ser profissional para prestar os primeiros socorros. Foto: Corpo de Bombeiros/divulgação
A morte de três crianças por afogamento, no último final de semana, em Pernambuco, acende o sinal de alerta para os pais e responsáveis. Além de atenção redobrada junto ao risco ofertado em piscinas ou mesmo baldes e bacias armazenados com água em banheiros, por exemplo, é preciso saber fazer os primeiros socorros. A prioridade é sempre fazer a massagem cardíaca, alerta o Corpo de Bombeiros. O transporte para uma unidade de saúde vem em segundo lugar. Somente assim a criança terá os sinais vitais de volta e mais chances de sobreviver. Outro detalhe é que a respiração boca a boca não é mais indicada.

O alerta é do Corpo de Bombeiros. Na página do Instagram da corporação, eles publicam, inclusive, vídeos mostrando como fazer a massagem cardíaca. Depois de garantir a volta dos sinais vitais na criança inconsciente, a orientação é agasalhar. Na massagem, a pessoa deve colocar  o braço no meio do peito da vítima e comprimir em um ritmo de dois por segundo. No bebê, a massagem é feita com dois dedos. O braço deve ficar retesado e a mão apoiada no peito. A massagem no peito serve para fazer o sangue voltar a circular. Quando a pessoa se afoga, para de respirar e em pouco tempo tem parada cardíaca.

Um dos afogamentos deste final de semana aconteceu no bairro de José Carlos de Oliveira, em Caruaru, no Agreste. Duas crianças com pouco mais de um ano morreram ao cairem em uma cisterna que estaria com a tampa quebrada. As vítimas eram primas, um menino e uma menina. A outra criança, um menino com três anos, morreu em uma piscina em uma chácara no bairro de Santa Mônica, em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife.

Segundo o Corpo de Bombeiros, bastam dois centímetros de água para uma criança muito pequena se afogar. Um caso comum é o acidente em banheiras. As piscinas também precisam estar com o acesso fechado para impedir a entrada de crianças sozinhas. Somente cobrir, não basta. A regra vale para escolas, clubes ou residências.

Importante não esquecer que a prevenção é o mais importante. Nunca deixe uma criança sozinha mesmo que ela saiba nadar.Também é necessário saber nadar para prestar socorro. Caso a pessoa não saiba nadar ou não tenha condições psicológicas no momento, a orientação é jogar algo que faça a vítima flutuar, como uma garrafa pet, e depois puxar a vítima com uma corda ou a peneira da piscina.

De acordo com os bombeiros, os afogamentos acontecem mais em água doce, como piscinas, rios, lagos e açudes. É indicado que o adulto não faça ingestão de bebida alcoólica caso vá tomar conta de crianças. A piscina é o local mais comum de afogamento de crianças. Com a chegada do verão, as crianças precisam ainda mais dos cuidados de pais e responsáveis.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL