Diario de Pernambuco
Busca

Segurança

Policiamento comunitário derrubou em 41% roubos em Boa Viagem, diz SDS

Publicado em: 17/09/2019 17:15

Assalto a pedestres foi modalidade que mais caiu neste primeiro ano do projeto. Foto: Julio Jacobina/Acervo DP
A Secretaria de Defesa Social (SDS) celebra, nesta quarta-feira (18), um ano do Nossa Presença, Sua Segurança. Implantado em agosto de 2018, em um espaço de quatro metros quadrados do bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, o projeto ajudou a reduzir em 41% os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) na área, de acordo com a SDS. Esse programa se espelha no Koban, um método japonês que consiste em aproximar a polícia da comunidade.

Entre 13 de agosto de 2018 e 12 de agosto de 2019, foram relatados às autoridades 277 CVPs. O índice é 41% menor que o registrado no mesmo período, entre 2017 e 2018 (467). Segundo a SDS, a modalidade criminosa que mais reduziu foi a de assalto nas calçadas (roubo a transeuntes) - de 299 para 166, que dá um recuo de 44%. Outro crime que diminuiu foi o de roubo/furto de veículos - de 103 para 63 (-39%).

O território patrulhado pelo projeto compreende as áreas entre as ruas Bruno Veloso, Barão de Souza Leão, Fernandes Simões Barbosa e a Avenida Desembargador José Neves. Dentro desse quadrante estão restaurantes, hoteis e lojas de grande movimentação, além de três comunidades - Pocotó, Entra Apulso e Veloso. 

"É inegável que a presença dos policiais militares, imbuídos de uma nova filosofia de segurança fincada na prevenção social, teve impacto na atitude de todos que vivem nessa região. As pessoas passaram a se sentir parte fundamental de um processo cujo objetivo é a pacificação, o qual já vem dando resultados robustos", disse o secretário da pasta, Antônio de Pádua. O gestor da SDS estará presente na manhã desta quarta (18) na base comunitária do projeto, que fica próximo ao restaurante Entre Amigos, na Avenida Visconde de Jequitinhonha. 

Como funciona
O Nossa Presença, Sua Segurança é fruto de uma parceria da SDS com a Secretaria Nacional de Segurança Pública e a Agência Nacional de Polícia do Japão. A instituição japonesa enviou representantes ao Recife no ano passado para treinar o efetivo policial nos moldes do método Koban, que significa “estrita vigilância local” e dá nome à base de apoio da Polícia dentro do perímetro estabelecido.

Periodicamente, os policiais confeccionam relatórios sobre os resultados alcançados, as dificuldades e as ideias para solucionar problemas de segurança, o que inclui observar a necessidade de melhoria de fatores urbanísticos associados à violência. Um exemplo foi a obtenção, com a Prefeitura, da melhoria da iluminação e da recuperação do calçamento numa rua onde os motoristas, obrigados a reduzir a velocidade devido aos buracos, eram alvo constante de investidas de criminosos.

Em maio, o projeto foi implantado em um trecho do bairro de Maranguape II, em Paulista. Mas a SDS não divulgou resultados parciais de criminalidade nessa região.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL