Diario de Pernambuco
Busca

Sustentabilidade

No Recife, crianças aderem à mobilização global pelo clima

Publicado em: 20/09/2019 12:17 | Atualizado em: 20/09/2019 14:19

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
No dia da mobilização global pelo clima, nesta sexta-feira (20), alunos da rede municipal de ensino do Recife fizeram um ato na Praça da República, no bairro de Santo Antônio. O objetivo é sensibilizar sobre a temática. A ação faz parte de um movimento internacional que ocorre em 125 países durante os dias 20 a 27 de setembro, quando ocorrer a Cúpula do Clima da ONU, na segunda (23), e a Assembleia Geral da ONU, na quarta (25).

Em frente ao Palácio do Campo das Princesas, 450 crianças formaram um painel humano com a frase "salve o planeta", apresentaram músicas e uma exposição fotográfica. Ao todo, 11 escolas da rede participaram da ação. Um grupo criou um rap sobre a preservação ambiental e outros estudantes apresentaram fotos produzidas durante uma oficina no manguezal do Parque do Caiara sobre a temática de preservação do mangue.

"Em todas as escolas há projetos ambientais acontecendo ao longo do ano letivo e são acompanhados pela nossa gerência. Fazemos visitas, rodas de conversas sobre proteção e preservação do meio ambiente, uma equipe de professores trabalham com eles e temos o barco-escola que leva os alunos para ver a natureza e os impactos causados pela poluição", comentou a gerente de educação ambiental da rede municipal de educação do Recife, Martha Azevedo.

O prefeito do Recife, Geraldo Júlio, presidente para a América do Sul da Rede de Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI), convocou 75 cidades signatárias no continente para participar. "Essas cidades fazem parte de uma rede de municípios sustentáveis. Aqui no Recife trouxemos os jovens para uma área verde da cidade como forma de sensibilização para enfrentar as mudanças climáticas, conscientizar mais pessoas porque todo mundo precisa mudar de atitude para cuidar do planeta melhor", destacou.

ATITUDE
Alunos da Escola Municipal Octávio Meira Lins, bairro de Vasco da Gama, na Zona Norte do Recife, se tornaram exemplo de que é possível implementar ações cotidianas que podem gerar impacto no meio ambiente. Três estudantes instalaram uma composteira para que as sobras da merenda sirvam de adubo para a horta que mantém na escola. Os dois ainda implementaram a coleta seletiva fazem oficinas com os outros alunos. Por causa dessa atitude, eles foram selecionados pelo programa de Iniciação Científica Júnior para escolas públicas e ganharam bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Foto: Leandro de Santana/DP FOTO. (Foto: Leandro de Santana/DP FOTO.)
Foto: Leandro de Santana/DP FOTO. (Foto: Leandro de Santana/DP FOTO.)
"Com o valor da bolsa vai ser possível implementar mais ações, ganhar um alcance maior na comunidade. Nós queremos envolver todos os alunos, professores e funcionários. Esse assunto está presente no nosso dia a dia e por isso fica mais fácil conversar sobre economizar energia desligando a luz ao sair da sala, explicar para não jogar lixo no chão. Esses temas trabalhamos com as crianças através de teatro de fantoches e com os adolescentes nas oficinas" diz Lara Cibele da Silva, de 15 anos.

Para realizar o descarte de lixo de forma sustentável e ainda incentivam os colegas a participarem de forma ativa da mudança de comportamento, eles promovem rodas de conversa, fazem cartazes e conversam sobre a temática. "É preciso mudar a ideia de que nós somos apenas produtores de lixo. Cada um é responsável pelo lixo que produz, mas, principalmente, pela forma que descarta. Fazemos apresentações explicando a importância desse assunto nas salas para que eles se sensibilizem e se junte a nós nesse projeto", comenta Luan de Lima, de 14 anos, estudante do 9° ano.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL