Diario de Pernambuco
Busca

Caso Débora Dantas

Jovem escalpelada em kart apresenta boa recuperação e deixa CTI

Publicado em: 03/09/2019 14:43 | Atualizado em: 03/09/2019 15:05

Débora apresenta boa recuperação, diz Hospital Especializado de Ribeirão Preto - Divulgação/HERP
A estudante Débora Dantas teve alta do Centro de Terapia Intensiva (CTI) nesta terça-feira (3). Ela está internada no Hospital Especializado de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, para cuidar de seu couro cabeludo, escalpelado no dia 11 de agosto em um kart de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. De acordo com o boletim médico, divulgado nesta tarde, a jovem de 19 anos se recupera no quarto “em bom estado clínico, dentro da evolução esperada”. 

Desde que chegou ao hospital paulista, em 18 de agosto, Débora já foi submetida a duas cirurgias. A primeira aconteceu no dia 24, quando foi realizado retalho microcirúrgico com enxertos de pele de outras partes do corpo. O músculo foi refeito com material das costas, já pedaços de pele da perna foram usados para cobrir a região, chamada de calota craniana.

Nessa segunda (2), foi feita outra operação, para cobrir as partes da cabeça que ainda estavam expostas, sem couro cabeludo. Os médicos utilizaram enxerto de pele da coxa, neste caso. A menina está acompanhada do namorado, o microempresário Eduardo Tumajan.

Relembre o caso
Débora foi escalpelada na tarde do domingo, 11 de agosto, enquanto andava de kart. Durante a corrida, o cabelo da jovem enroscou no motor do veículo, que arrancou o couro cabeludo e a pele acima dos olhos. Ela foi socorrida pelo namorado, Eduardo, e levada para o Hospital da Restauração (HR) no mesmo dia, onde foi operada por uma equipe médica liderada pelo cirurgião plástico Jonathan Vidal.

Tentou-se reimplantar o couro cabeludo, mas o implante não funcionou. Apareciam trombos (coágulos) nas veias que ligavam o tecido arrancado à cabeça, prejudicando a irrigação sanguínea da região. A operação foi acompanhadas pela internet, por médicos do Baylor College of Medicine, localizado em Houston, nos Estados Unidos. 

Foi da equipe americana que veio a sugestão de transferência para Ribeirão Preto, para que Débora fosse operada por um amigo de Jonathan, o também cirurgião plástico Marco Maricevich. A moça viajou em um avião pago pela rede varejista Walmart (atual Big Bompreço) - foi em uma unidade da rede, localizada em Boa Viagem, que aconteceu o acidente. Era no estacionamento do supermercado onde estava a pista de kart, de propriedade da Adrenalina Kart Racing. 

A operação foi realizada no dia 26. Além de Marco, participaram da equipe os médicos Alex Fioravanti, Salomão Chade, Daniel Lazo e Olimpio Colichio Filho - os dois últimos acompanham Débora desde que chegou a Ribeirão Preto.

A Polícia Civil investiga o acidente, tendo 30 dias para concluir o inquérito, a contar da abertura das investigações. Um dos aspectos analisados pela polícia é se houve negligência da empresa de kart.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL