Diario de Pernambuco
Busca

Projeto

Dentistas alemães atendem crianças pobres da Zona da Mata

Publicado em: 18/09/2019 14:00

Profissionais trabalham nas unidades da Santa Casa de Misericórida. Foto: Santa Casa/Diculgação
Crianças pernambucanas de 4 a 12 anos que integram projetos sociais da Santa Casa de Misericórdia estão sendo atendidas por dentistas alemães enviados pela ONG germânica Zahnärztliche Hilfsprojekt Brasilien (ZHB). As ações incluem orientações sobre escovação, prevenção de cáries, limpeza e aplicação de flúor. Em setembro, a instituição selecionada foi o Educandário São Joaquim, situado em Jaqueira, município próximo a Palmares, na Mata Sul de Pernambuco. Nesta quarta-feira (11/09), dois dentistas da Alemanha chegaram à instituição e foram recebidos com abraços eufóricos dos pacientes.

Hannah Vitória de Vasconcelos, do 5º ano, já foi atendida. “Não é a primeira vez que eles vêm. Mas sempre são pessoas diferentes e eu gostei desses. São super simpáticos e bonitos. Minha consulta foi ótima”. Já Débora Isabelle Viturino, também do 5º ano, definiu a consulta como “espetacular”, apesar do nervosismo inicial. “Gostei muito. No começo eu fiquei com medo, mas minutos depois eu fiquei tranquila. Eles são nota 10. Além de legais, eles são lindos”, resumiu. A dupla europeia segue com os atendimentos até o fim de setembro.

Em agosto, duas profissionais vieram ao Recife para atender no Educandário Casa da Providência, no bairro do Parnamirim. As dentistas ficaram hospedadas no Educandário Santa Tereza, em Olinda, que é mantido pela Santa Casa e dirigido pelas Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus.

Uma das voluntárias é Yasmin Azad, que atua como dentista há quase dois anos em Munique, Alemanha. “Fomos recebidos calorosamente por todos e ficamos impressionadas com o amor que as crianças nos deram. Tornou nosso trabalho muito mais significativo vê-las felizes. E foi incrível ver como algumas delas eram corajosas”, conta. “Quando as crianças aprendem, é mais fácil para as gerações futuras manter uma boa higiene bucal”, destaca Yasmin.

A manutenção de equipamentos é realizada pela ONG alemã, que também fornece os materiais, informativos, escovas dentais e outros donativos. A ajuda humanitária é celebrada pela Santa Casa, instituição filantrópica, sem fins lucrativos, ou seja, que depende de doações. “Essa parceria é muito importante e só é possível graças a um acordo de cooperação mútua, firmado entre as duas instituições há mais de 20 anos, em que a ZHB presta toda a assistência odontológica para nossos alunos e nós disponibilizamos acomodação e alimentação para os voluntários em nossas unidades”, explica a gestora de Educação e Assistência Social da Santa Casa Recife, Esmeralda Moura.

Atualmente, fazem parte do programa os educandários Casa da Providência, São Joaquim e Santa Tereza. Segundo Esmeralda Moura, os voluntários também visitam o Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz (IAPQ), no bairro das Graças, onde são atendidas cerca de 100 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, com algum tipo de deficiência visual. “A assistência e os benefícios são extensivos, inclusive, aos familiares dos alunos inscritos e aos nossos professores”, afirma. No acompanhamento do trabalho, a Santa Casa conta com a supervisão de um responsável técnico brasileiro.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL