Diario de Pernambuco
Busca

Meio Ambiente

Camaragibe começa a trabalhar a desativação do lixão

Publicado em: 13/09/2019 17:24

Lixão de Camaragibe - Alcione Ferreira/Acervo DP
Única cidade na Região Metropolitana do Recife a ainda ter um lixão, Camaragibe começa a avançar na desativação do espaço. Nessa quinta-feira (12), foi entregue um plano de trabalho detalhado à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), estabelecendo metas e detalhando ações que já vem sendo feitas. O lixão de Camaragibe fica dentro de um terreno protegido (Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe), o que agrava a necessidade de acabar com o local.

Ainda, no documento, o município pede apoio do órgão para conseguir um novo local para a correta destinação do lixo coletado. “Elaboramos um plano concreto de trabalho para arregaçar ainda mais as mangas e dar continuidade com celeridade aos serviços de encerramento do lixão. Aos nossos catadores que o têm como meio de sobrevivência, peço paciência e reforço que não os deixaremos desamparados e daremos todo suporte para melhorar as suas condições de trabalho”, explica a prefeita da cidade, Nadegi Queiroz.

Alguns dos itens do plano de trabalho já estão em andamento com as equipes técnicas de cada pasta responsável, como parcerias com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para atualizações e validações de projetos, busca por edificação que possa abrigar a nova associação de catadores, bem como o próprio restabelecimento do diálogo com os mesmos.

Aterros
Pernambuco conta com 18 aterros sanitários, 14 deles públicos e 4 privados.. Das 184 cidades pernambucanas, apenas 81 enviam lixo para esses espaços corretos. Na Região Metropolitana, há dois: um em Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, e em Igarassu.

Todos os 18 aterros são licenciados pela CPRH, com exceção do que fica em Ipojuca.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL