Diario de Pernambuco
Busca

Estúdio DP

Tecnologia com humanismo auxilia prática pedagógica

Publicado em: 16/08/2019 08:28

Foto: Tarciso Augusto / Esp. Dp foto
 (Foto: Tarciso Augusto / Esp. Dp foto
)
Foto: Tarciso Augusto / Esp. Dp foto (Foto: Tarciso Augusto / Esp. Dp foto )

Não tem como fugir: a tecnologia está em todos os lugares. Isso inclui as escolas. Ao longo dos anos, o modelo educacional tem se transformado e cada vez mais utilizado as ferramentas tecnológicas como aliadas do conhecimento. Além do uso de ferramentas que auxiliam na melhor compreensão das matérias tradicionais, como português, matemática, geografia e história, outras disciplinas estão sendo adicionadas à grade curricular, levando os alunos a fazerem o bom uso tecnológico e ainda estimulando habilidades. No Colégio Santa Maria, por exemplo, a estratégia está sendo o uso de temas transversais para desenvolvimento das competências.

Entre os temas discutidos em sala de aula estão o desenvolvimento de aplicativos, laboratórios com experimentos, realidade virtual, robótica, empreendedorismo e inteligência emocional. “Precisamos oferecer ao aluno um equilíbrio, que é o uso da tecnologia com humanismo e do conhecimento com ética. Adicionamos atividades na carga horária dos alunos de acordo com a faixa etária para que possam cumprir essa meta”, afirma a diretora presidente do Colégio Santa Maria, Rosa Amélia Muniz. Neste sentido, uma das novidades da escola é a implantação da chamada sala Maker - Empreendedorismo, onde os alunos a partir do quinto ano são introduzidos de forma lúdica ao mundo dos negócios.

A dedicação e o estímulo dos estudos nos laboratórios já trazem muitos frutos. O Santa Maria se tornou o colégio mais vitorioso nas olimpíadas do conhecimento. Apenas neste ano, os alunos do colégio conquistaram medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Biologia e também na de Ciências. “No próximo mês de setembro um aluno nosso irá para a Olimpíada Internacional de Biologia, que será na Bolívia. Será o único pernambucano na disputa”, conta Rosa Amélia.

Foto: Tarciso Augusto / Esp. Dp foto
 (Foto: Tarciso Augusto / Esp. Dp foto
)
Foto: Tarciso Augusto / Esp. Dp foto (Foto: Tarciso Augusto / Esp. Dp foto )
De acordo com a diretora, outros casos de orgulho surgem nas salas de aula. “Tivemos um aluno de 13 anos que, após um trabalho social realizado em um abrigo de idosos, desenvolveu um aplicativo que auxilia aqueles com Alzheimer a estimular a concentração. Outro grupo de alunos desenvolveu um método para ensino de música para surdos. Esses foram inclusive apresentar o produto em uma Feira no México e este ano irão para outro evento em Abudabi”, relata.

Universidades
Com 63 anos de funcionamento, para manter o objetivo de 100% de aprovação entre os concluintes do ensino médio, a carga horária e as disciplinas são adaptadas ao longo dos anos de acordo com as habilidades e escolha dos alunos do Colégio Santa Maria. Entre as opções preparatórias disponibilizadas estão conteúdos para vestibulares nacionais, internacionais (como das universidades de Cambridge e Coimbra) e, ainda, o conteúdo para ITA (instituto tecnológico da aeronáutica), IME (exército brasileiro), AFA (academia da força aérea), entre outros.

Os resultados estão refletidos nos listões. “Recentemente, fomos surpreendidos com a divulgação de dados errados do Enem 2018. Isso nos deixou bastante preocupados, fomos buscar explicações e percebemos que os dados que constam lá apresentam como 284 alunos os concluintes do Santa Maria, quando na verdade só tivemos 181, número que foi, inclusive, registrado no Censo Escolar”, detalha a diretora.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL