Diario de Pernambuco
Busca

Refinaria Abreu e Lima

Prefeitura de Ipojuca investiga impacto do óleo vazado no estuário do rio

Publicado em: 28/08/2019 19:58 | Atualizado em: 28/08/2019 20:11

Vazamento de óleo da Refinaria Abreu e Lima no estuário do Rio Ipojuca. Credito: Sindicato dos Petroleiros


A Prefeitura de Ipojuca disponibilizou uma equipe da Secretaria de Meio do município para apurar os danos no estuário do Rio Ipojuca após o vazamento de óleo da Refinaria de Abreu e Lima na terça-feira (27). A equipe comandada pelo secretário Erivelto Lacerda inclui biólogos, geólogos e engenheiros florestais

Como o óleo atingiu o mangue, os técnicos do município estão apurando, junto com a Petrobrás, CPRH e o IBAMA, o volume despejado no meio ambiente. De acordo com a refinaria o vazamento foi de 5m³ de óleo e que há quatro barreiras de contenção preventiva para que o rio não seja atingido, apesar disto, já foi acordado com a Prefeitura do Ipojuca que novas contenções serão feitas pela Refinaria.

O laudo pericial da Polícia Federal sobre o vazamento de óleo deve ser concluído em 30 dias.Na terça-feira, os peritos da PF estiveram no local para começar as análises de dano ambiental e colher informações para as investigações. Com base nas informações será possível confirmar se houve crime ambiental por parte da Petrobras.

O resíduo oleoso (óleo + água) vazou de uma estação de tratamento da Refinaria Abreu e Lima, de propriedade da empresa. Cerca de cinco metros cúbicos do material atingiu  mangue da Ilha das Mercês, perto da refinaria. A rodovia PE-009 chegou a ter uma de suas faixas fechada, para viabilizar a remoção do líquido.

O diretor de controle de fontes poluidoras da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Eduardo Elvino também foi ao local na terça para identificar o tipo de material que chegou até o manguezal e quais os possíveis impactos ambientais.

Nesta quarta (28), a Petrobras emitiu nota, em que afirma que o conteúdo foi retirado do mangue e está dentro da refinaria, que segue operando normalmente. “O trabalho de limpeza está sendo executado com barreiras de contenção preventiva e caminhões a vácuo para recolhimento do produto. As autoridades competentes foram comunicadas e representantes do órgão ambiental estadual seguem acompanhando os trabalhos das equipes de segurança e emergência. A Refinaria Abreu e Lima possui efetivo adequado para operar de forma segura”, explica a petroleira.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL