Diario de Pernambuco
Busca

Agreste

Taquaritinga do Norte e São Caetano recebem o projeto Cidadania com vez e voz

Publicado em: 20/08/2019 09:18

Foto: Nando Chiappetta/Arquivo DP. (Foto: Nando Chiappetta/Arquivo DP.)
Foto: Nando Chiappetta/Arquivo DP. (Foto: Nando Chiappetta/Arquivo DP.)
Nos próximos dias 20 e 26 de agosto, o Projeto Cidadania com vez e voz, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), aporta nos municípios de Taquaritinga do Norte e São Caetano, no Agreste do Estado. Promovida pelo Centro Operacional de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania (CAOP Cidadania), a ação tem como objetivo captar demandas da população local a fim de desencadear ações que venham viabilizar políticas públicas.

O projeto já passou por 15 cidades pernambucanas, reunindo mais de mil pessoas para a discussão de debates dos principais problemas da comunidade. Segundo a promotora de Justiça e coordenadora do CAOP Cidadania, Dalva Cabral, a iniciativa é dedicada à toda a população do Estado, principalmente representantes da sociedade civil como os líderes comunitários, conselheiros tutelares, professores e demais interessados. A ideia do projeto é realizar uma mobilização social para que seja possível identificar e eleger problemas locais ou setoriais que precisam ser solucionados.

Entre as principais demandas apontadas pelos cidadãos durante os eventos estão a ausência de políticas públicas que melhorem a vida local, seguida de temáticas como educação, mobilidade, iluminação pública, abuso sexual, entre outras. "A insatisfação da população com a ausência de políticas públicas que resultem em uma melhoria do seu dia a dia é uma constante em todas as cidades que estamos passando. Em algumas delas temos tido a presença de prefeitos e gestores municipais, o que tem sido muito rico, pois permite que o cidadão tenha um contato direto e possa cobrar ações ou realizar denúncias", ressaltou Dalva Cabral.

Serão realizadas, ao longo de todo o ano, visitas em bairros centrais e periféricos das principais cidades pernambucanas, quando será ministrada a palestra "Cidadania com vez e voz" e na sequência recolhidas, em urna própria, as principais denúncias e demandas
 capazes de gerar um diagnóstico do problema pontual de cada bairro, comunidade, região ou cidade, para que seja possível criar um diagnóstico dos principais problemas e anseios de cada população.
Confira a programação:

Cidadania com vez e voz -  Taquaritinga do Norte

Dia 20 de agosto, 9h às 13h
No Tribunal do Júri de Taquaritinga do Norte - Avenida Sargento Otacílio Coelho da Mata, n.º 690 - Centro
Informações: (081) 3182.7411

Cidadania com vez e voz -  São Caetano

Dia 26 de agosto, 9h às 13h
No Tribunal do Júri do Fórum de São Caetano, Av. Pedro Almeida do Nascimento, s/n - Centro
Informações: (081) 3182.7411
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL