Vida Urbana

Semana de Aleitamento Materno é realizada em diversas unidades de saúde do estado

Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil.

O objetivo é discutir o ato da amamentação de forma inclusiva contemplando não apenas as mães neste processo, mas todos os familiares próximos, colegas de trabalho, amigos e responsáveis, além da comunidade.  A semana, que conta com o apoio das coordenações estaduais de Aleitamento Materno e de Segurança Alimentar, segue até o dia 7 de agosto e as discussões continuam durante todo o mês.

"O leite materno é o único alimento necessário para o bebê nos primeiros seis meses de vida. É ele quem vai prover todos os nutrientes, além de auxiliar na melhora da condição clínica das crianças prematuras de baixo peso, por exemplo", pontua o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O público poderá participar de palestras e oficinas sobre o tema saúde mental e aleitamento materno, explanado pela fonoaudióloga, especialista em voz e mestre em ciências da linguagem Kátia Urbano. O papel do pai, da família e da equipe de saúde no sucesso do aleitamento materno será discutido pela psicóloga e psicanalista mestre em saúde materno-infantil e formadora em intervenção precoce de bebês e pais, Maria do Carmo Camarotti.

Os serviços de saúde do estado também realizarão programações voltadas para a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Nos dias 6 e 07, o Hospital Barão de Lucena (HBL) realiza atividades de sensibilização juntos às mães acompanhadas pela Casa das Marias e no Alojamento Canguru. Durante todo o mês, a unidade vai intensificar as visitas leito a leito com foco nas ações de promoção ao aleitamento materno.

Já no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), no bairro de Casa Amarela, acontece, no próximo dia 6, um café da manhã especial para as mães em acompanhamento no Alojamento Canguru e as puérperas que estão com bebês internados nas unidades de Terapia Intensiva (UTI) e de Cuidados Intermediários (UCI). Na sexta-feira (9), a comemoração contará com apresentação artística e música, no auditório da unidade.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...