Diario de Pernambuco
Busca

MOBILIDADE

Recife ganha a ciclovia Jornalista Graça Araújo

Publicado em: 18/08/2019 15:43 | Atualizado em: 18/08/2019 15:52

Com 2,8 km de extensão, o equipamento tem início na Rua dos Palmares, em frente ao hospital Procape, e segue pela Avenida Mário Melo até a Rua do Aurora. Foto: Andrea Rego Barros / PCR
Jornalista Graça Araújo. É a comunicadora e esportista, falecida em setembro do ano passado, quem nomeia a mais nova ciclovia do Recife, inaugurada pelo prefeito Geraldo Júlio, na manhã deste domingo (18), véspera do Dia do Ciclista. Com 2,8 km de extensão, o equipamento tem início na Rua dos Palmares, em frente ao hospital Procape, e segue pela Avenida Mário Melo até a Rua do Aurora. 

A mais nova via de trânsito para as bicicletas conecta-se ao Eixo Cicloviário Camilo Simões e segue a mão do fluxo de veículos em cada lado da via. As duas faixas do equipamento foram separadas das faixas de rolamento com barreira física, proporcionando mais segurança aos ciclistas. A ciclovia é integralmente ladeada por canteiro com piso em concreto, jardineiras e lixeiras. Com a inauguração, o Recife atinge a marca de 84,5 km de rotas cicláveis permanentes, que significa um aumento superior a 250% desde 2013. A meta é atingir os 100 km até o final do ano. 

Iniciadas em abril, as obras do equipamento foram realizadas pela Autarquia de Manutenção e limpeza Urbana do Recife (Emlurb), com um investimento de R$ 650 mil. O projeto de execução do equipamento foi elaborado em conjunto com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). 

Para celebrar a entrega, houve aula de dança, brinquedos infláveis (pula-pula e tobogã), mini-circuito de bike infantil, aluguel de bikes, espaço para conserto de bicicletas e a presença de integrantes da Escola Pernambucana de Circo. A trilha sonora foi comandada pelo DJ Dayvison.
 
Entrega da obra teve atrações para adultos e crianças. Foto: Patrícia Monteiro / DP
 

A vereadora Goretti Queiroz, autora do projeto de lei que denominou a ciclovia em homenagem à jornalista, sua amiga pessoal, afirmou que as razões da iniciativa foram emocionais e sociais. “O objetivo foi referendar o nome de uma pessoa que tem muito reconhecimento púbico, haja vista toda a emoção que houve quando do seu falecimento abrupto. Hoje, o prefeito entregou mais um espaço de lazer e de mobilidade para a cidade do Recife, algo que Graça preservava muito. E tem tudo a ver ser aqui, em Santo Amaro, bairro onde passou mais de 20 anos trabalhando”, afirmou.

Yane Marques, secretária executiva de esportes do Recife, falou sobre a importância do equipamento sob duas perspectivas. “A bicicleta tem estas frentes: equipamento de competição e instrumento de locomoção. Então, a necessidade de utilizar menos o carro, a preocupação com o meio ambiente, tudo conspira para este tipo de investimento. Além disso, achei bacana a manutenção das três faixas do carro, aproveitando uma área que estava subutilizada para fazer com que as pessoas se movimentem e vivam o esporte como instrumento de integração. Fora que não será mais preciso esperar o domingo para isso”, detalha.

O prefeito Geraldo Júlio, por sua vez, destacou a importância da homenagem à jornalista Graça Araújo. “Ela era uma pessoa muito querida, preocupada com a cidade, com o Estado, a vida das pessoas e que também sempre buscou ter uma vida saudável. Hoje, celebramos tudo o que Graça fez pelo Recife e fizemos isto para que todo mundo que passar por aqui possa se lembrar dela”, salientou.

O público presente apoiou a iniciativa, começando pela própria família da apresentadora. “É uma homenagem muito justa principalmente por ser em Recife que era a cidade dela, que ela acolheu e onde foi muito acolhida. Graça amava o esporte, então nada mais justo do que uma ciclovia com o seu nome. Fiquei muito agradecida à cidade”, revelou a irmã da jornalista, Conceição Soares.
 
Conceição Soares, irmã de Graça Araújo, mostrou-se agradecida à Prefeitura da Cidade. Foto: Patrícia Monteiro / DP
 

Quem circula pelo espaço, concordou com a iniciativa da administração municipal. Cristiane Maria da Silva, recepcionista, 30, pedala principalmente aos domingos. “Costumo andar pelo Parque da Jaqueira até o Marco Zero e gostei desta ciclovia porque, muitas vezes, os carros não respeitam os cones. Então, com uma via exclusiva para a gente, separada pelos canteiros, fica muito melhor”, afirmou. Nery Ribeiro, 40, metalúrgico, endossa a opinião de Cristiane. “Estou gostando muito. Espero, agora que o pessoal dê valor e não comece a depredar ou fazer desordem”, torce.
 
Nery e Cristiane também aprovaram a iniciativa e torcem para que não haja depredação. Foto: Patrícia Monteiro /DP
 

GRAÇA ARAÚJO - Nascida em Itambé, na Zona da Mata de Pernambuco, Maria Gracilane Araújo da Silva, foi, ainda criança, para São Paulo. Na capital paulista, formou-se em Jornalismo pela Universidade Alcântara Machado de São Paulo. De volta em Recife, consolidou-se como um dos maiores nomes da comunicação e do jornalismo pernambucano. Seu nome está intimamente ligado ao Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, principalmente à Rádio Jornal e à TV Jornal. Teve, ainda, passagens pela Rádio Transamérica, Clube, TV Globo e extinta TV Manchete. Em 2010, recebeu o título de cidadã do Recife pela Câmara Municipal. 

Ciclovia traz mudanças no trânsito - 

Com a implementação da ciclovia, ocorreram mudanças de circulação nos acessos existentes no canteiro central ao longo da Avenida Mario Melo e Avenida dos Palmares. A CTTU implantou toda a sinalização vertical e horizontal para regulamentar os novos movimentos e orientar os condutores. O retorno no canteiro central da Avenida Mario Melo para a Rua São Geraldo está proibido para os condutores que seguem em direção à Rua da Aurora. Agora, quem quiser realizar o retorno na via, deve ir pelo novo acesso, aberto no cruzamento com a Rua da Fundição, para retornar em direção à Avenida Cruz Cabugá.

 Os condutores que seguem na Avenida Mario Melo em direção à Avenida Cruz Cabugá poderão utilizar, também, o acesso no cruzamento com a Rua São Geraldo para retornar em direção à Rua da Aurora. Da mesma forma, os motoristas vindos da Rua São Geraldo podem continuar utilizando este acesso para seguir em direção à Rua da Aurora.

O acesso à Rua Gervásio Pires pela Rua dos Palmares está fechado. O condutor que fazia esse movimento deve utilizar o próximo acesso permitido, localizado após a Rua do Pombal. Este retorno teve o sentido de circulação invertido e, por isso, o condutor que está na Avenida Mario Melo e deseja retornar em direção ao Procape, deve utilizar o retorno existente no cruzamento com a Rua do Pombal. “Foi feito um tratamento específico para a travessia dos pedestres. Então, todos os cruzamentos estão sinalizados para a sua travessia”, afirmou a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL