Diario de Pernambuco
Busca

Exatidão

Radares de velocidade passam por verificação do Ipem-PE no Agreste

Publicado em: 09/08/2019 21:57

Foto: Divulgação/Ipem-PE.
O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (IPEM-PE) realizou, dessa quarta-feira (7) a esta sexta-feira (9), uma fiscalização nos radares fixos do agreste do Estado. A ação percorreu os municípios de Canhotinho, Chã Grande, Bezerros e Gravatá e inspecionou 5 medidores de velocidade. Todos foram aprovados.

A verificação dos medidores de velocidade para veículos automotivos é feita regularmente, conforme o Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria Inmetro nº 115/1998. O objetivo da ação foi verificar a exatidão das medições efetuadas pelos radares e garantir a segurança nas estradas, para isso, o Ipem submete os equipamentos ao teste anualmente.

O trabalho de verificação de radares é realizado com um medidor de velocidade (cronotacômetro) instalado num veículo oficial. Se houver uma grande divergência entre a velocidade medida pelo aparelho do Ipem e a assinalada pelo radar eletrônico, o radar é reprovado, e precisa passar por ajustes.

“Nos trechos onde  a velocidade permitida é de 60 quilômetros por hora, por exemplo, caso algum veículo passe acima dessa velocidade, o radar emite uma notificação. Para isso, precisar estar regulado para evitar contestações posteriores”, explica Adriano Martins, presidente do Ipem-PE.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL