Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

Quatro casos de sarampo confirmados em Pernambuco

Publicado em: 16/08/2019 12:01 | Atualizado em: 16/08/2019 12:07

Foram feitas 24 ações de bloqueio da doença com 1,2 mil doses da vacina aplicadas. Foto: Arquivo/DP.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou, nessa quinta-feira (15), quatro casos de sarampo em Pernambuco. A Fiocruz do Rio de Janeiro liberou a confirmação laboratorial. As ocorrências são relacionadas a três viajantes que participaram de uma excursão para Porto Seguro (BA) entre o final de junho e início de julho, além de um contato desse grupo. Das confirmações, dois são de residentes do Recife e dois de Caruaru.

Ao todo, nove casos relacionados a essa excursão de Porto Seguro foram notificados, a partir do dia 25 de julho deste ano. Além das quatro confirmações, outras cinco notificações relacionadas à viagem continuam em investigação pelo laboratório de referência nacional para a doença. Todos passam bem. Os casos estão conectados a um paciente positivo de São Paulo, monitor da viagem.

Ao todo, 182 pernambucanos participaram da excursão. As vigilâncias epidemiológica dos municípios dos viajantes (Recife, Olinda, Bezerros e Jaboatão dos Guararapes) com o apoio da SES e das I e IV Gerências Regionais de Saúde (Geres), realizaram busca ativa dessa população e dos possíveis contatos para verificar se há outros casos suspeitos e também para realizar bloqueio (vacinação com a tríplice viral), quando necessário, para evitar a circulação viral.

No total, 24 ações de bloqueio foram executadas, com mais de 1,2 mil doses da vacina aplicadas. O bloqueio deve ser feito de forma seletiva e a tríplice viral é administrada conforme a situação de cada contato, na faixa etária de 6 meses a 49 anos. Acima dessa idade, se avalia a necessidade da imunização. A SES reforça que todas as ações de prevenção e controle foram realizadas a partir da notificação dos casos, independente do resultado laboratorial, e que o órgão continua vigilante para a situação.

“Com essas confirmações de casos de sarampo, precisamos chamar mais uma vez a atenção da população para a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada. A pr i mei ra dose da vacina contra o sarampo, que ainda protege contra rubéola e caxumba, deve ser tomada aos 12 meses. A tríplice viral ainda pode ser administrada para o público até os 49 anos. Quem está com alguma dose em falta ou não sabe se completou o esquema, além de não ter tido a doença, é importante ir a um posto de saúde para regularizar a situação. Na dúvida, vacine. Esse é o recado e a forma mais rápida e segura de proteger nossa sociedade”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

NOTIFICAÇÕES

Desde janeiro deste ano, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) recebeu 132 notificações de casos suspeitos de sarampo, com 74 descartes, 4 confirmações e 54 ainda em investigação. Do total de notificações, 69 foram feitas nas semanas após o caso relacionado a Porto Seguro.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL