Diario de Pernambuco
Busca

Fauna

Papagaios são resgatados de cativeiro em Paulista

Publicado em: 15/08/2019 18:23

Animais não podem ser criados em cativeiro - Foto: Divulgação/Prefeitura de Paulista
Após denúncia de um morador, a Prefeitura de Paulista resgatou dois papagaios de um cativeiro no bairro do Janga. Uma equipe da Secretaria Executiva de Meio Ambiente foi até uma casa na localidade e encontrou os bichos, na manhã desta quinta-feira (15). Não foram detectados sinais de maus tratos, mas como se tratam de animais silvestres, os donos da residência tiveram que entregar as aves. 

A entrega foi feita de forma voluntária pelos donos, segundo a coordenadora do Núcleo de Fiscalização Ambiental de Paulista, Fátima Amaral. “Por isso não foram autuados. Mas quando há resistência, a gente autua e encaminha o caso para a Delegacia de Meio Ambiente”, explica. Os papagaios foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangará) na Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH)

Integrante da fauna silvestre, o papagaio é uma espécie silvestre, “sendo proibida a sua utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha”, de acordo com a lei nº 5.197, de 3 de janeiro de 1967. 

Se algum morador de Paulista estiver criando um animal silvestre sem autorização oficial, é recomendado entregar o bicho voluntariamente aos técnicos de Meio Ambiente da prefeitura. A sede fica localizada na Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, nº 222, bairro de Maranguape I. Caso deseje que uma equipe faça o resgate, basta que a pessoa ligue para (081) 3433-1311, de segunda a sexta.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL