Diario de Pernambuco
Busca

Olinda

Mutirão de Limpeza ocorrerá na Praia Del Chifre

Publicado em: 11/08/2019 10:04

Foto: Hesíodo Góes/Esp. DP

Uma ação de limpeza será realizada, nesta segunda-feira, na Praia Del Chifre, em Olinda. Uma equipe formada por 20 homens será responsável pelo trabalho de recolhimento dos entulhos trazidos pela maré e o lixo descartado irregularmente na faixa de areia. A ação começará por volta das 7h30 e será coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Olinda.

Com extensão de 2,3 km, a praia de Puntal Del Chifre, Litoral Sul de Olinda, já foi reduto de finais de semana e referência de banho ou passeios na areia, mas atualmente, a praia é conhecida pela grande quantidade de sujeira e pelos vários animais soltos que circulam no local, como descreveu o Diario de Pernambuco em matéria do Curiosamente. Quase abandonada, a praia permite uma visão privilegiada das cidades-irmãs, Recife e Olinda, bem pouco conhecida.

Inicialmente, a praia era chamada de Punta Del Leste, em homenagem à praia uruguaia, internacionalmente reconhecida pelo potencial turístico. Por volta dos anos 1960, os moradores da região lhe deram outro nome, por conta das esposas dos integrantes da Escola de Aprendizes-Marinheiros, que passeavam em suas areias quando eles estavam em viagens de trabalho. O apelido do lugar acabou rendendo o apelido “Del Chifre”, que permaneceu.
 
Em julho, a praia já pasosu por outro mutirão de limpeza. O material recolhido foi repassado para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (COOCENCIPE). O trabalho recebeu o reforço das Forças Armadas, incluindo os efetivos do Exército e Marinha, além do apoio de estudantes e ambientalistas.  
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL