Vida Urbana

Livro discute os novos desafios da idade madura

Sílvia ressalta que pessoas mais velhas estão cada vez mais dinâmicas no campo profissional. Foto: Cepe/Divulgação

Um em cada quatro brasileiros terá mais de 65 anos em 2060. Com a redução das taxas de fecundidade e a ampliação da expectativa de vida para mais de 75 anos, o número de idosos no país irá superar o de crianças até 14 anos nas duas próximas décadas. A cada ano que passa, estima o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a trajetória de envelhecimento da população brasileira fica mais acelerada. A longevidade já é uma realidade científica e social, que tem imposto à população uma mudança comportamental e preparação para vivê-la.

 
Quem tem mais de 50 anos, atualmente, enfrenta novos desafios em relação ao passado. Planejar ou reordenar a carreira profissional, cuidar da estética e da saúde de forma preventiva, organizar a vida financeira para as últimas décadas de vida. Quem é mais jovem, por outro lado, precisa pensar desde cedo como quer viver a vida após os 60 anos e o que precisa fazer para garantir isso a longo prazo. Tudo isso perpassa um processo de maturidade, que é o ponto central do livro Maturidade: um tempo novo, organizado pela psicanalista e consultora de carreira da Trajeto Consultoria, Sílvia Gusmão.

A obra, que será lançada nesta quinta-feira, às 19h, na Caixa Cultural, é fruto de uma observação de Sílvia. “Há algum tempo, costumávamos trabalhar muito com adolescentes em fase de escolha profissional. Nos últimos anos, contudo, o perfil mudou. Temos cada vez mais recebido um público mais maduro, de pessoas que querem pensar a aposentadoria ou fazer transição de carreira”, explicou a psicanalista. Depois de realizar um ciclo de palestras, em 2018, para discutir as nuances da preparação pessoal para a entrada nessa fase da vida, ela decidiu reunir algumas das questões no livro.

Prefaciado pelo sócio-fundador da TGI consultoria em Gestão, Francisco Cunha, o livro reúne textos de seis autores e funciona como um guia de preparação para a vida idosa. Gabriel Perussi e Jéfter Domingos Barbosa Campos debatem a importância dos exercícios físicos; Germana Uchoa aborda o empreeendedorismo criativo; Nathalia Cavalcanti, os cuidados com a alimentação; já Georgina Santos enfatiza a organização das finanças pessoais. A própria Silvia traça um panorama da longevidade nos dias atuais. “A ideia do livro é instigar as pessoas, estimulá-las a pensar sobre o futuro ativo e produtivo. Isso significa também se conformar com as marcas do envelhecimento no corpo, com a finitude”, detalha Silvia Gusmão.

Com uma linguagem acessível e de usando quadros de síntese dos temas abordados nos artigos, a obra mostra os fatores que contribuem para envelhecer de forma saudável, explica o que fazer diante da perda de apetite que chega após os 60 anos, como desenvolver a capacidade motora, os cuidados ao realizar exercícios físicos, como evitar dívidas, como empreender nesse contexto, entre outros. E traz, além do conhecimento técnico, depoimentos de pessoas que estão vivendo a longevidade, como é o caso da professora universitária Telma Biscontini, 77 anos. “É nesta fase da vida em que nós nos questionamos: tenho mais algo a fazer? Já vivi minha vida toda? Precisamos receber as dificuldades da nossa idade e ter consciência de que o corpo vai apresentando limitações. Entender as perdas físicas e as emocionais que, como em todas as outras fases da nossa vida, são superáveis. Nós precisamos viver todos os dias com intensidade”, diz, em trecho do livro.

Durante o lançamento, haverá um debate mediado por Sílvia Gusmão, com a presenta da mestre em gerontologia pela Pontifícia Universidade Catóilica de São Paulo (PUC-SP) Denise Mzaferro, a geriatra e mestre pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) Jane Okazaki e o engenheiro mecânico e proprietário da cafeteria GrãoCheff, Marcelo Carrilho. 

 
 
Serviço
Lançamento do livro Maturidade: um tempo novo
Data: 15 de agosto
Horário: 19h
Local: Caixa Cultural
Endereço: Avenida Alfredo Lisboa, 505 - Bairro do Recife
Editora: Companhia Editora de Pernambuco (Cepe)
Valor: R$ 40 (impresso) e R$ 12 (e-book)
Fonte: Livro Maturidade: um tempo novo e IBGE
 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...