Diario de Pernambuco
Busca

Projeto

Laboratório de Estudos sobre mudanças climáticas da Unicap recebe financiamento da União Europeia

Publicado em: 12/08/2019 21:57 | Atualizado em: 13/08/2019 18:01

Foto: Peu Ricardo/DP
 (Foto: Peu Ricardo/DP
)
Foto: Peu Ricardo/DP (Foto: Peu Ricardo/DP )

Selecionada como uma das parceiras de um projeto global financiado pela União Europeia, a Unicap passa a fazer parte de uma rede internacional de instituições de ensino superior que vai desenvolver ações de inovação socioambiental a partir da construção dos ClimatesLab, espaços que irão desenvolver pesquisas aplicadas de acordo com a realidade local. A oficialização da parceria será feita nesta terça-feira (13) através de um anúncio, a partir das 9h, durante a reunião do Fórum Pernambucano sobre Mudanças Climáticas, que será realizada no auditório G2.

O chamado projeto Erasmus (+) contará com a participação de universidades de países como Colômbia, Espanha, França, Itália e México. No Brasil, também fazem parte desta rede de parceiros as pontifícias universidades católicas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina (PUC-RS e PUC-SC). O projeto possui como um dos propósitos capacitar pesquisadores, estudantes e membros da comunidade universitária em geral em geral para que, assim, multipliquem como líderes as informações e as boas práticas de combate à mudanças climáticas.

A professora Cynthia Suassuna, do curso de Direito e com doutorado na área ambiental, e o professor Fábio José Pedrosa, do curso de Engenharia Ambiental foram os responsáveis por elaborar a proposta da Unicap que foi aprovada pela União Europeia. A agenda socioambiental da Unicap não foi o único fator determinante para que o projeto incluísse a universidade, o investimento em pesquisa chamou a atenção dos examinadores da União Europeia que analisaram dados do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) com metas para até 2022. De acordo com o documento, 25% do corpo docente desenvolve pesquisa no âmbito da graduação, incluindo o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). E, ainda segundo o PDI, a previsão é de 40% de aumento nas atividades de pesquisa em colaboração com parceiros externos.    

O planejamento de trabalho do Lab Climates Unicap prevê a identificação das capacidades institucionais para projetos de inovação socioambiental, além de implementar projetos pilotos de acordo com as peculiaridades de cada território com colaboração interdisciplinar. A metodologia conta ainda com a capacitação de lideranças para atuar nas ramificações do projeto.

A proposta é instalar o laboratório de estudos de mudanças climáticas no novo Campus Integral Unicap em Beberibe, projeto da Universidade Católica de Pernambuco de inovação socioambiental que será implantado no bairro de mesmo nome na Zona Norte do Recife, no limite com a comunidade de Passarinho, em Olinda. O campus tem como inspiração o conceito de ecologia integral do Papa Francisco, que integra a questão social e a questão ecológica como um único problema. 

O local com doze hactares dispõe de uma área verde preservada e um edifício de três pavimentos, com 78 quartos, refeitório, cozinha e dispensa, salão externo, capela, jardim de inverno, quadra de vôlei e campo de futebol.

Além do Lab Climates Unicap, ações do Espaço Beberibe serão desenvolvidas nas áreas de Direito, Saúde, Educação e Trabalho, Espiritualidade, Serviços, Ambiental, Cultura e de Comunicação. A metodologia a ser adotada é de um trabalho integrado entre os vários polos, de forma que seja estimulado o olhar às pessoas de modo integral e de forma conjunta, com atividades interdisciplinares. 

Tudo será construído em parceria com a comunidade, “de modo que ela seja protagonista, podendo inclusive oferecer atividades e desenvolver projetos de iniciativas da própria comunidade”, enfatiza o Reitor da Unicap, Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira. Tudo isso buscando uma sinergia com o Poder Público, já que as ações não pretendem substituir as políticas públicas a serem implementadas na região, mas sim trabalhar em parceria.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL