Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

Ipem de PE reforça fiscalização de metais pesados em bijuterias

Publicado em: 06/08/2019 14:53

Espectrômetro portátil ajudará a medir quantidade de chumbo e cádmio em bijus - Foto: Divulgação/Ipem
O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) adquiriu uma nova ferramenta para ajudar na fiscalização de metais pesados em joias e bijuterias - é o espectrômetro portátil. Com ele, é possível medir de forma rápida e prática a concentração de substâncias químicas, como chumbo e cádmio, em um colar durante uma vistoria em loja, por exemplo. O equipamento mede a quantidade de metal presente através da fluorescência de raios-x. 

De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), joias e bijuterias só podem ter, no máximo, 0,01% de cádmio e 0,03% de chumbo. Se em uma fiscalização for encontrado níveis superiores, o vendedor fica obrigado a devolver o acessório para o país de origem em 30 dias. 

O cádmio e o chumbo não possuem funções biológicas benéficas e são sabidamente tóxicos, além de demorar anos para se decompor na natureza. Em curto ou longo prazo, esses metais podem prejudicar os rins e o fígado, além de desencadear quadros cancerígenos.

Os funcionários do Ipem-PE já foram treinados para usar o espectrômetro nessa segunda-feira (5) e devem começar as fiscalizações com uso do equipamento nos próximos dias, visitando portos e aeroportos. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL