Vida Urbana

Hospital Geral do Sertão, em Serra Talhada, deve ficar pronto até julho de 2020

Foto: Hélia Scheppa/SEI.

O projeto do Hospital Geral Governador Eduardo Campos prevê o atendimento a uma demanda média de 462 internamentos por mês. A estrutura física contará com 5 salas de cirurgia, 60 leitos de internamento e 10 leitos de UTI, com possibilidade de expansão para um total de 140 leitos de internamento e 20 leitos de UTI. 

As obras começaram em janeiro de 2018 e inicialmente, a previsão era de entregar em dezembro do mesmo ano. No entanto, de acordo com o secretário-executivo de Obras do Gabinete de Projetos Estratégicos, Nelson Holanda, o cronograma está em dia. Segundo ele, quando a obra física terminar, começa a fase de responsabilidade da Secretaria de Saúde, referente, por exemplo, à compra de equipamentos e à contratação de pessoal. “Com tudo isso em dia, a meta é entregar o equipamento público à população no primeiro semestre de 2020”, afirmou Nelson.

A unidade hospitalar terá aproximadamente 10 mil metros quadrados (m²) de área construída. Atualmente, estão sendo realizados serviços de engenharia em todos os seis blocos da unidade, incluindo a execução de concretagem de pilares, vigas e lajes; alvenaria e emboço interno, revestimento externo, instalação de esquadrias, eletrocalhas, cabos da rede elétrica, tubos da rede pluvial e da rede de esgoto, drenagem e equipamentos da rede de climatização.

Foto: Hélia Scheppa/SEI.

Também está prevista a execução de serviços de engenharia destinados ao sistema viário de entorno do HGEC, que terá, ao todo, 2,4 quilômetros de comprimento e inclui uma via arterial, duas vias locais e uma via projetada às margens da BR-232, além das intervenções junto à BR-232, com a criação de uma rótula, faixas de interseção, aceleração e desaceleração. A previsão de investimentos para o acesso viário é de R$ 3,3 milhões.

O hospital deve oferecer atendimento ambulatorial nas especialidades de traumato-ortopedia, clínicas geral, cardiológica e neurológica, além de cirurgia geral. A unidade vai complementar a rede de saúde da III Macrorregião, que possui 35 municípios e uma população de 842.153 habitantes e é composta pelas VI, X e XI Regionais de Saúde de Pernambuco. Além de Serra Talhada, o HGEC irá atender aos moradores dos municípios sertanejos de Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte e Triunfo. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...