Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Local

Humanização

HC recebe doulas voluntárias que atuarão no Centro Obstétrico

Publicado em: 13/08/2019 21:39

Foto: Divulgação/HC-Ebserh
O Hospital das Clínicas recebeu na tarde dessa segunda-feira (12) alunas de diversos cursos de graduação da UFPE que participam do projeto de extensão Doulas Voluntárias: presença que humaniza a assistência. O projeto é promovido pelo Departamento de Enfermagem da Universidade em parceria com o HC e tem como objetivo oferecer apoio físico e emocional durante o trabalho de parto.

O encontro foi promovido para que as 34 doulas voluntárias pudessem conhecer a dinâmica de funcionamento da Triagem Obstétrica, Centro Obstétrico (COB), Alojamento Conjunto das mães, UTI Neonatal e a Maternidade, setores pelos quais as gestantes passam e podem passar após o parto. Cada dia da semana, duas voluntárias vão atuar no COB nos turnos da manhã e tarde e pela manhã nos finais de semana.

Em julho deste ano, o grupo recebeu treinamento com o propósito de discutir a atuação interdisciplinar na assistência ao parto e contou com enfermeiras e médicos obstetras, assistente social do COB, além da presença de doulas que falaram sobre a atuação no parto.

“A presença da doula é uma recomendação de políticas públicas de saúde do Ministério da Saúde, tendo fortes evidências científicas que comprovam a importância delas para a mulher que está em trabalho de parto. Ela já se faz presente em outras instituições de saúde e agora estamos tendo a oportunidade de trazer também para o HC por meio desse projeto. Todas são voluntárias e têm como objetivo prestar assistência humanizada à parturiente”, explica a coordenadora do projeto, Sheyla Costa.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Majé Molê: um quilombo urbano na comunidade de Peixinhos
Creche na Ilha de Deus, uma promessa de doze anos
Entenda os riscos da escoliose para saúde
Primeira Pessoa com Bione
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco