Diario de Pernambuco
Busca

Humanização

HC recebe doulas voluntárias que atuarão no Centro Obstétrico

Publicado em: 13/08/2019 21:39

Foto: Divulgação/HC-Ebserh
O Hospital das Clínicas recebeu na tarde dessa segunda-feira (12) alunas de diversos cursos de graduação da UFPE que participam do projeto de extensão Doulas Voluntárias: presença que humaniza a assistência. O projeto é promovido pelo Departamento de Enfermagem da Universidade em parceria com o HC e tem como objetivo oferecer apoio físico e emocional durante o trabalho de parto.

O encontro foi promovido para que as 34 doulas voluntárias pudessem conhecer a dinâmica de funcionamento da Triagem Obstétrica, Centro Obstétrico (COB), Alojamento Conjunto das mães, UTI Neonatal e a Maternidade, setores pelos quais as gestantes passam e podem passar após o parto. Cada dia da semana, duas voluntárias vão atuar no COB nos turnos da manhã e tarde e pela manhã nos finais de semana.

Em julho deste ano, o grupo recebeu treinamento com o propósito de discutir a atuação interdisciplinar na assistência ao parto e contou com enfermeiras e médicos obstetras, assistente social do COB, além da presença de doulas que falaram sobre a atuação no parto.

“A presença da doula é uma recomendação de políticas públicas de saúde do Ministério da Saúde, tendo fortes evidências científicas que comprovam a importância delas para a mulher que está em trabalho de parto. Ela já se faz presente em outras instituições de saúde e agora estamos tendo a oportunidade de trazer também para o HC por meio desse projeto. Todas são voluntárias e têm como objetivo prestar assistência humanizada à parturiente”, explica a coordenadora do projeto, Sheyla Costa.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL