Diario de Pernambuco
Busca

FESTA

Fernando de Noronha comemora 516 anos neste sábado

Publicado em: 09/08/2019 16:14 | Atualizado em: 09/08/2019 16:33

Noronha tem um índice de Desenvolvimento Humano de 0,788, considerado alto. Foto: Paulo Paiva/DP.
O arquipélago de Fernando de Noronha, a 545 quilômetros do Recife, comemora 516 anos  neste sábado (10). Para celebrar o aniversário, haverá shows, no Reduto de Santana, na Vila do Cachorro, a partir das 17h. A cantora Lucy Alves é a principal atração. A paraibana Agnes Nunes, o pernambucano Marron Brasileiro e o noronhense Buiu também vão se apresentar.

O administrador da ilha, Guilherme Rocha, ressaltou a importância da data. “Ter uma ilha com 516 anos preservada em Pernambuco é motivo de celebrar com todos os turistas e ilhéus. Por isso, preparamos uma programação especial de aniversário, diversificada, para que todos se sintam em casa e comemorem, porque o maior presente para a ilha é a preservação, repeitando sempre a natureza e os animais que aqui vivem", disse.

Para a superintendente de Turismo, Cultura e Esporte de Noronha,  Giovanna Rodrigues, o aniversário é um dos principais eventos da ilha. “Queremos proporcionar aos turistas momentos especiais. Esperamos fazer parte da alegria de todos que estão no arquipélago. Esta é uma festa especial porque ela é feita para os ilhéus, mas também para os turistas que estão no arquipélago neste período", afirma.

Com um índice de Desenvolvimento Humano de 0,788, em 2010, considerado alto, a ilha se destaca pelo excelente nível de longevidade, seguido de renda e de uma boa educação. Além de belas praias, que rendeu ao arquipélago o título de melhor ilha da América Latina, seus 4,8 mil moradores desfrutam de um lugar tranquilo e próspero para residir.

História
Praia da Conceição na ilha de Fernando de Noronha. Foto: Paulo Paiva/DP.
Em seus 16,99 quilômetros quadrados de extensão, o arquipélago surgiu de um vulcão extinto há milhões de anos, topo de uma cadeia de montanhas submersas nas águas do Oceano Atlântico. E em 10 de agosto de 1503 foi descoberta pelo navegador Américo Vespúcio.

Um ano depois, a ilha foi doada ao fidalgo Fernão de Loronha como primeira capitania hereditária do Brasil. Fernão financiava a expedição marítima e deu nome ao lugar, mas nunca o ocupou.

Batizada incialmente por Ilha de São Lourenço, o arquipélago tambpem foi chamada de Pavônia pelos holandeses no século 17. Depois veio os franceses, que a chamaram de “Ile Delphine”.

Em 1737, quando Portugal ocupou a ilha, por meio da Capitania de Pernambuco, transformou-a em presídio comum e depois em presídio político. Entre os anos de 1942 e 1987 foi administrada por militares, quando depois passou para o Ministério do Interior.

Em 1988, foi reintegrada ao Estado de Pernambuco como Distrito Estadual. Hoje, também funciona o Parque Nacional Marinho, criado no mesmo ano da anexação. 

 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL