Diario de Pernambuco
Busca

Cooperação

Em parceria com Portugal, Araripina vai abrigar Museu de Esculturas

Publicado em: 06/08/2019 09:11

Foto: IUC-LAC/Divulgação. (Foto: IUC-LAC/Divulgação.)
Foto: IUC-LAC/Divulgação. (Foto: IUC-LAC/Divulgação.)
Resultado do programa de Cooperação Urbana Internacional (IUC) da União Europeia (UE), os municípios de Araripina, no Sertão de Pernambuco e Santo Tirso, em Portugal, firmaram uma parceria para construção de um Museu de Escultura a céu aberto na cidade pernambucana. O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável e a conservação ambiental.

Nesta semana, diretor do Museu Internacional de Escultura Contemporânea e chefe do departamento de Museus e Patrimônios da prefeitura de Santo Tirso, Álvaro Moreira, o artista e Professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Samuel Silva, visitou a região que deve abrir o equipamento turístico. Ao ar livre, o Museu será construído no interior do Parque Waldomiro Lacerda.

O Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso é considerado referência no panorama artístico internacional e, com a presença de seu diretor, foi possível iniciar as diretrizes do projeto. Além disso, os representantes portugueses participaram da VI Reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema). Os conselheiros assistiram a uma palestra ministrada por Samuel Silca e Álvaro Brito Moreira. Na ocasião, eles apresentaram uma das esculturas que será implantada no parque Waldimiro Lacerda.

Como parte da agenda ocorreram visitas ao Casarão antigos do Distrito do Morais em Araripina/ à uma área de vegetação preservada de Caatinga; visitas em construções antigas do município; mineração e Calcinação de Gipsita; visita ao Parque Urbano Waldomiro Lacerda. Ao final da reunião, o prefeito Raimundo Pimentel visitou, junto com a comitiva e os conselheiros, o parque ecológico, passando pelo viveiro de mudas e a trilha, identificando o local onde será implantada a escultura feita pelo artista português Samuel Silva.

Foto: IUC-LAC/Divulgação. (Foto: IUC-LAC/Divulgação.)
Foto: IUC-LAC/Divulgação. (Foto: IUC-LAC/Divulgação.)

Também fazendo parte do intercâmbio entre os dois municípios, o gerente de Licenciamento e Fiscalização Ambiental da prefeitura de Araripina, Rubeni Cunha, esteve em Santo Tirso na semana passada para debater sobre a conservação da biodiversidade e a conscientização dos mais jovens. O gestor ambiental ainda conheceu a floresta e estufas da Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento e a horta urbana de Santo Tirso no Parque Urbano da Sara Moreira e no Parque da Ribeira do Matadouro.

Cooperação
O Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) tem o objetivode  apoiar diferentes regiões do mundo para compartilhar soluções para problemas comuns em relação ao desenvolvimento urbano sustentável e das Mudanças Climáticas. A iniciativa comunitária está baseada em três áreas principais: a cooperação entre cidades com intercâmbio; aliança global de prefeitos para o Clima e a Energia; e, para a América Latina, um programa de intercâmbio entre regiões para estimular o desenvolvimento econômico por meio inovação, competitividade e especialização inteligente.

Para a região da América Latina e Caribe, o IUC-LAC, o programa, com três anos de duração, tem previsto um orçamento de aproximadamente 5 milhões de euros e prevê a participação de 20 cidades da Argentina, Brasil, Colômbia, Chile e Peru, para colaborações com seus homólogos europeus. O Pacto Global dos Prefeitos para o Clima e Energia será estabelecido em 20 países da região.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL