Diario de Pernambuco
Busca

14 de agosto

Dia de Combate à Poluição tem programação especial no Recife

Publicado em: 12/08/2019 12:09 | Atualizado em: 12/08/2019 12:36

Programação acontece no Jardim Botânico (foto) e no Econúcleo Jaqueira. Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação.
Uma blitz educativa será realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife para lembrar o Dia do Combate à Poluição nesta quarta-feira (14). Fiscais e analistas ambientais vão circular pela Rua Santa Rita e pelo Pátio do Livramento, a partir das 9h, orientando os lojistas sobre as leis que tratam da poluição ambiental – considerado crime ambiental - e os efeitos da poluição sonora.

Em 2018, foram registrados 1.772 casos de poluição sonora no Recife, sendo os bairros Boa Viagem, Boa Vista e Água Fria os mais mencionados. De janeiro a maio de 2019, foram registrados 485 casos, com os bairros Boa Vista, Boa Viagem e Encruzilhada liderando as denúncias.

"A poluição afeta diretamente a vida da população e deve ser evitada para garantir a qualidade de vida da nossa geração e das futuras. Cada um pode fazer sua parte evitando jogar lixo em locais impróprios para descarte, respeitando os limites de decibéis permitidos e optando por soluções mais sustentáveis para o dia a dia", afirma o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho.

Também na programação estão atividades no Econúcleo do Parque da Jaqueira, Zona Norte da cidade, no Jardim Botânico, na Zona Oeste. Nestas quinta (15) e sexta-feira (16), as ações são para escolas das redes pública e privada de ensino. Escolas podem agendar pelo telefone (81) 3355-5808. No fim de semana, as atividades são abertas para o público em geral. Serão realizadas esquetes teatrais, cine ambiental, oficinas, caminhadas ecológicas e contações de histórias.

No sábado (17), a equipe de arte-educadores da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife recebe o público para apresentar o pocket show Um show de minhoca contra a poluição às 10h e a esquete teatral Dom e a máquina do tempo: que lixo é esse, às 15h, no Econúcleo Jaqueira. Quem for ao Jardim Botânico terá a oportunidade de participar de uma oficina de xilogravura sustentável às 10h e curtir o caça palavra ambiental Chega de poluição! às 14h30.

O domingo (18) também é dia de aproveitar o tempo livre para uma caminhada pela Mata Atlântica e aprender sobre as modificações que afetam diretamente a qualidade de vida. Às 9h, os visitantes do Jardim Botânico do Recife serão convidados a andar de olhos vendados durante a Trilha cega: poluição sonora x sons da mata em uma verdadeira imersão pelo verde com atenções voltadas aos sons e ruídos ao redor.

Às 10h, será a vez da oficina Chega de lixo: como construir brinquedos com resíduos. Às 15h30, será exibido o cine ambiental, refletindo sobre a poluição com o intuito de desenvolver uma consciência ecológica em prol da cidade e do mundo em que vivemos. O domingo no Econúcleo Jaqueira também promete muita diversão com a contação da história O meio que se conta: o pequenino grão de areia, às 11h, que explora temas como poluição e a vida marinha. Às 14h, uma turma de fantoches apresenta todos os detalhes da estrutura do Econúcleo, construído nos preceitos da arquitetura sustentável.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL