Diario de Pernambuco
Busca

Texto

Confederação Israelita do Brasil divulga nota sobre palestra cancelada na UPE

Publicado em: 22/08/2019 18:55

Foto: Marlon Diego/Arquivo DP (Foto: Marlon Diego/Arquivo DP)
Foto: Marlon Diego/Arquivo DP (Foto: Marlon Diego/Arquivo DP)
Após a polêmica a respeito do cancelamento da palestra do cientista político André Lajst, ex-soldado das Forças de Defesa de Israel, que ocorreria na Universidade de Pernambuco (UPE), a Confederação Israelita do Brasil (Conib) divulgou uma nota de esclarecimento sobre o caso. 

A palestra tinha como tema o processo de paz entre palestinos e israelenses. Para cancelar o evento, a UPE alegou que tivesse recebido ameaças de um grupo pró-árabes. Anteriormente, a palestra havia sido criticada por uma entidade de apoio aos palestinos no Recife, a Aliança Palestina - Pernambuco. 

Na nota, a Conib informa que lamenta que a “Aliança demonstre dificuldades em aceitar a existência de espaços para apresentação, reflexão e debate de ideias inerentes a ambientes de ensino e pesquisa”. 

Confira o texto na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO 

Nos dias 21 e 22 deste mês de agosto, esteve em Recife, o Cientista Político André Lajst para uma programação de atividades acadêmicas em instituições de ensino superior, promovida pela StandWithUs e organizada em articulação com a Federação Israelita de Pernambuco, entidade esta representativa da Comunidade Judaica de Pernambuco.

 Na agenda, estava prevista para a tarde do dia 22, palestra sobre “Dilemas no Processo de Paz entre Israelenses e Palestinos”, no âmbito da Assessoria de Relações Internacionais e do Mestrado Profissional em História, tendo como debatedor o Prof. Karl Schurster-PhD pela Freie Universitat Berlin. 

Na véspera, foi divulgada uma nota de repúdio à promoção do evento, assinada pela Aliança Palestina de Recife. Lamentamos que, mais uma vez, a Aliança demonstre dificuldades em aceitar a existência de espaços para apresentação, reflexão e debate de ideias inerentes a ambientes de ensino e pesquisa. 

Em resposta a essa nota, André Lajst, confirmando tratar-se de uma atividade acadêmica, convidou publicamente a Aliança para participar do debate “em um diálogo pacífico, democrático e respeitoso”.

Fomos então surpreendidos com a nota da assessoria internacional da UPE, repentinamente cancelando um evento agendado com antecedência, o palestrante já em solo recifense, alegando “motivos de força maior” e anunciando que o evento seria remarcado em “momento e condições oportunas”. 

Ainda, causou-nos perplexidade a mensagem do Prof. Karl Schurster, conforme notícia veiculada na UOL, mencionando ter recebido ameaças que o conduziram a cancelar o evento.

Diante de todo esse episódio, que adquiriu amplitude nacional, a FIPE e a CONIB vêm expressar sua indignação, deplorando o ocorrido e considerando que a tolerância, a liberdade de pensamento, a criação de momentos de reflexão e debate são intrínsecos da cultura judaica, da vida acadêmica e de um mundo civilizado. 

Finalmente, ratificamos a posição da FIPE e CONIB em defesa de uma paz sólida e permanente entre israelenses e palestinos, repudiando qualquer postura de dúvida sobre o direito de existência do Estado de Israel. 

FEDERAÇÃO ISRAELITA DE PERNAMBUCO CONFEDERAÇÃO ISRAELITA DO BRASIL 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL