Diario de Pernambuco
Busca

empreendedorismo social

Com Anavitória, Elba Ramalho e Carol Levy, Festival Vox cresce e comemora 6ª edição

Publicado em: 08/08/2019 20:45 | Atualizado em: 08/08/2019 20:54

Foto: Divulgação
"O Festival Vox não vai participar da crise [nacional]" afirmou o presidente do Porto Social e encabeçador do evento, Fabio Silva, durante coletiva concedida a imprensa, nesta quinta-feira (08), no coworking do Porto Social, localizado na Ilha do Leite, área central do Recife. O evento, voltado ao voluntariado e ao empreendedorismo social, de fato, expandiu. Além do acréscimo de um show na grade de atrações, as atividades, antes realizadas em uma semana, agora acontecerão em 23 dias e contarão com apoio da Secretaria Estadual de Saúde. 

Com o mote Novos Olhares, a abertura da sexta edição do evento está marcada para o dia 6 de setembro, no Cais do Sertão, situado no Bairro do Recife. Na data, a apresentadora Fátima Bernardes mediará um "encontro" com os 50 projetos incubados pelo Porto e cadastrados para participar do Vox. Já o fechamento, no dia 29, trará ao palco, montado no Parque Santana, na Zona Norte do Recife, as artistas Anavitória, Elba Ramalho e Carol Levy.  

Ao todo, 200 voluntários estarão responsáveis por comandar 100 polos de programação espalhados pelo Recife, que contam com workshops, oficinas, feira de negócios, atividades esportivas, música, diversão e arte. Com o público esperado de 60 mil pessoas, o festival é um bom momento para divulgação. "Esta é uma experiência que dá visibilidade ao nosso projeto e a chance de vender nossos materiais" diz Estevão Santos da Paixão presidente do Ondas Limpas para Gerações Futuras, projeto sócio-ecológico responsável por retirar da praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, no Litoral Sul, mais de 7 toneladas de lixo.   

Estevão sofreu um hiato forçado em abril deste ano. Sua bicicleta, com o que consegue recolher os detritos, foi roubada e, com ajuda do Vox, pode retornar à ativa. "Em uma palestra do festival contei a situação que estava, sobre o furto da bicicleta, e Wesley Barbosa [executivo do Vale do Silício] quis me ajudar". Neste ano, o empreendedor divulgará durante o evento o seu novo livro Poã - A Pedra do Amor, feito em parceria com o Porto Social. e comandará um workshop de artesanato com palha de coco para crianças. 
 
Outro nome confirmado nesta edição é o de Jouse Barata, líder do Cores do Amanhã, que atende crianças e jovens do Totó, nas proximidades do Complexo Prisional do Aníbal Bruno. "O projeto vai participar tanto com o trabalho de grafitti, quanto dança e música” conta a artista, participante desde a primeira edição. “Existe uma barreira, existe um preconceito, mas a partir do momento que a gente vai para uma Vox, que entrega um cartão, as pessoas começam a ver a gente com outra visão.”  

O projeto, apoiado pela Prefeitura do Recife, Celpe e Ícone, agora também conta com a Secretaria Estadual de Saúde. “A gente tem desafios muito grandes na área da Saúde e a gente acredita muito que inovação seja o caminho para atingir resultados” afirmou o secretário estadual André Longo. Por meio desta parceria, palestras sobre saúde pública em comunidades e escolas – com enfoque em DSTs e Arboviroses –, além de mutirões de atendimento médico e realização de exames de sangue, serão realizados durante os 23 dias de Vox. 

A programação completa ainda não foi divulgada. Mas, na coletiva, algumas ações já foram confirmadas. Na primeira sexta-feira de setembro haverá um debate sobre Direitos Humanos com a participação do Deputado Federal Túlio Gadelha na Galeria Joana D’arc, no Pina, Zona Sul, e o Cinema da Fundação, no Derby, Centro do Recife, terá programação gratuita no dia 23, por exemplo. Os interessados em participar do festival poderão se inscrever gratuitamente através do site oficial: www.festivalvox.com.br. 

Serviço:  
Festival Vox de Inovação Social 
Data: 06/09 a 29/09 
Local: 100 polos espalhados pelo Recife 
29/09 Parque Santana – Shows de Carol Levy, Ana Vitória e Elba Ramalho 
Programação completa e inscrições: www.festivalvox.com.br. 
Valor: Gratuito 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL