Diario de Pernambuco
Busca

Mobilidade

Cicloativistas fazem café da manhã para comemorar inauguração da ciclovia Graça Araújo

Publicado em: 19/08/2019 12:19 | Atualizado em: 19/08/2019 12:20

Ciclovia foi inaugurada nesse domingo (18). Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação.
Nesta segunda-feira (19), quando se comemora o Dia Nacional dos e das Ciclistas, os grupos de ativistas da Associação Metropolitana de Ciclistas (Ameciclo) e do Pernambuco Bike Anjo ofereceram um café da manhã para inaugurar a ciclovia Graça Araújo e celebrar a data. Além do café oferecido a quem usa a bicicleta como meio de transporte, os grupos vão realizar uma vistoria técnica para conferir a nova ciclovia,inaugurada nesse domingo (18) na Avenida Mário Melo, em Santo Amaro, área central do Recife.

A ação, além de comemorar a implantação de mais uma estrutura central do Plano Diretor Cicloviário, tem o objetivo de dar mais visibilidade às pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte, em dias da semana e não apenas como lazer aos domingos. "O plano segue engarrafado no trânsito do Recife pois, em mais de 5 anos de lançamento, a Prefeitura do Recife e o governo do estado não realizaram nem 20% do prometido pelo PDC", enfatizou os grupos.

De acordo com a Ameciclo e o Bike Anjo, a ação começou às 6h com um café de integração. Em seguida, houve uma solenidade do corte da faixa inaugural e, por fim, uma visita técnica para checar as condições da nova ciclovia.

A mais nova via de trânsito para as bicicletas conecta-se ao Eixo Cicloviário Camilo Simões e segue a mão do fluxo de veículos em cada lado da via. As duas faixas do equipamento foram separadas das faixas de rolamento com barreira física, proporcionando mais segurança aos ciclistas. A ciclovia Graça Araújo é integralmente ladeada por canteiro com piso em concreto, jardineiras e lixeiras. Com a inauguração, o Recife atinge a marca de 84,5 km de rotas cicláveis permanentes, que significa um aumento superior a 250% desde 2013. A meta é atingir os 100 km até o final do ano. 

Iniciadas em abril, as obras do equipamento foram realizadas pela Autarquia de Manutenção e limpeza Urbana do Recife (Emlurb), com um investimento de R$ 650 mil. O projeto de execução do equipamento foi elaborado em conjunto com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). 

Graça Araújo

Nascida em Itambé, na Zona da Mata de Pernambuco, Maria Gracilane Araújo da Silva, foi, ainda criança, para São Paulo. Na capital paulista, formou-se em Jornalismo pela Universidade Alcântara Machado de São Paulo. De volta em Recife, consolidou-se como um dos maiores nomes da comunicação e do jornalismo pernambucano. Seu nome está intimamente ligado ao Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, principalmente à Rádio Jornal e à TV Jornal. Teve, ainda, passagens pela Rádio Transamérica, Clube, TV Globo e extinta TV Manchete. Em 2010, recebeu o título de cidadã do Recife pela Câmara Municipal. 

Mudanças

Com a implementação da ciclovia, ocorreram mudanças de circulação nos acessos existentes no canteiro central ao longo da Avenida Mario Melo e Avenida dos Palmares. A CTTU implantou toda a sinalização vertical e horizontal para regulamentar os novos movimentos e orientar os condutores. O retorno no canteiro central da Avenida Mario Melo para a Rua São Geraldo está proibido para os condutores que seguem em direção à Rua da Aurora. Agora, quem quiser realizar o retorno na via, deve ir pelo novo acesso, aberto no cruzamento com a Rua da Fundição, para retornar em direção à Avenida Cruz Cabugá.

Os condutores que seguem na Avenida Mario Melo em direção à Avenida Cruz Cabugá poderão utilizar, também, o acesso no cruzamento com a Rua São Geraldo para retornar em direção à Rua da Aurora. Da mesma forma, os motoristas vindos da Rua São Geraldo podem continuar utilizando este acesso para seguir em direção à Rua da Aurora.

O acesso à Rua Gervásio Pires pela Rua dos Palmares está fechado. O condutor que fazia esse movimento deve utilizar o próximo acesso permitido, localizado após a Rua do Pombal. Este retorno teve o sentido de circulação invertido e, por isso, o condutor que está na Avenida Mario Melo e deseja retornar em direção ao Procape, deve utilizar o retorno existente no cruzamento com a Rua do Pombal. “Foi feito um tratamento específico para a travessia dos pedestres. Então, todos os cruzamentos estão sinalizados para a sua travessia”, afirmou a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL