Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Rede municipal de ensino do Recife ganha quinto laboratório de tecnologia e inovação

Publicado em: 23/07/2019 17:42 | Atualizado em: 23/07/2019 17:51

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR/Divulgação.
A Escola Municipal de Tempo Integral Dom Bosco, em Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife, ganhou o quinto Laboratório de Ciência e Tecnologia da rede municipal de ensino da capital pernambucana. A entrega está prevista para as 9h desta quarta-feira (24). Até o fim do ano, a Prefeitura do Recife pretende entregar outros nove equipamentos semelhantes.

Impressora 3D, kits de robótica, microscópios, tablets, câmeras fotográficas e de filmagem, vidraria e substâncias químicas reagentes estarão a disposição de educadores e alunos. As escolas Rodolfo Aureliano, - na Várzea, com 900 alunos -; Pedro Augusto – na Boa Vista, com cerca de 400 estudantes –; Professor Antônio de Brito Alves – na Mustardinha, com 800 alunos – Professor José da Costa Porto - na Ilha Joana Bezerra, com 817 alunos - contam com espaços semelhantes.

A Escola Dom Bosco tem 389 estudantes do sexto ao nono ano. Segundo o secretário de Educação do Recife, Bernardo D’almeida, o espaço faz parte do Projeto Escola de Futuro, que compreende desde a infraestrutura (como 90% de unidades climatizadas) adequada das escolas até uma política pedagógica inovadora. "É um ganho para os estudantes, as escolas e a cidade, que está cuidando para que as novas gerações estejam melhor preparadas educacionalmente e para vida", afirma.

Exceção

A presença de laboratórios de ciências nas escolas brasileiras ainda é rara. Dados do Censo Escolar 2017 mostram que apenas 10% das unidades de ensino do país – considerando as redes municipais, estaduais, federal e privada – contam com esse espaço de aprendizagem. Em Pernambuco, a taxa é de 9% (781 escolas públicas e privadas com laboratório de ciências). No Recife, o índice sobe para 18%.




Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL