Diario de Pernambuco
Busca

Segurança

Operação Lei Seca irá atuar no Festival de Inverno de Garanhuns

Publicado em: 18/07/2019 09:51 | Atualizado em: 18/07/2019 09:59

Foto: Miva Filho/SES

Desta quinta-feira até o próximo dia 27, ações de saúde voltadas para prevenção aos acidentes de trânsito e para diagnóstico das infecções sexualmente transmissíveis serão realizadas no Festival de Inverno de Garanhuns (FIG).Durante todos os dias de festival, haverá blitz da Operação Lei Seca. Ao todo, diariamente, serão 12 profissionais realizando o trabalho de fiscalização nas principais rotas que dão acesso aos polos do Festival no município do Agreste Meridional. Os bloqueios itinerantes estão programados para acontecer em horários diferenciados, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

Dentro da ação, haverá atividades educativas com pessoas com deficiência, cadeirantes ou muletantes, vitimados pela combinação de álcool e direção. Além das blitze, haverá uma estrutura montada na Praça Mestre Dominguinhos para dar orientações à população sobre prevenção aos acidentes de trânsito, que, em 2018, levaram mais de 39 mil pessoas a hospitais de referência do Estado. O funcionamento do Chalé será entre os dias 19 e 27, das 20h às 24h, com 30 técnicos envolvidos.

“O acidente de trânsito é um problema grave para a saúde pública, pela demanda de pacientes que chegam as nossas unidades de saúde precisando de assistência especializada. São pacientes, normalmente, politraumatizados que necessitam de cirurgia, de leitos especializados, passam por uma recuperação lenta e ainda precisam passar por um período de reabilitação, quando não vêem a óbito. Por isso precisamos focar nos trabalhos de prevenção para conscientizar a população dos riscos de dirigir e beber, ou de ter atitudes perigosas no trânsito”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

TESTAGEM
O ônibus do projeto Prevenção para Tod@s ofertará testagens rápidas de HIV, sífilis e hepatites B e C para o público participante do FIG. Nesta quinta-feira (18) e entre 22 e 25, as testagens serão ofertadas no Espaço Cultural Luiz Jardim (Avenida Santo Antônio, S/N, Centro), das 13h às 17h. Já entre os dias 19 e 21 e 26 e 27, a iniciativa estará no Parque Euclides Dourado, no bairro de Heliópolis, das 18h às 23h. A capacidade é de 100 atendimentos em cada data.

Os pacientes positivos para HIV já saem da ação com encaminhamento para a rede de tratamento. Já para os positivos para sífilis e hepatites B e C, a equipe fará a solicitação de um teste laboratorial para conclusão do caso. Durante a ação, ainda são distribuídos saches de gel lubrificante e camisinhas.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL