Saúde Hospital das Clínicas faz mutirão contra o câncer colorretal

Publicado em: 19/07/2019 16:47 Atualizado em: 19/07/2019 16:55

Foto: Júlio Jacobina/Arquivo DP.
Foto: Júlio Jacobina/Arquivo DP.
O Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) participará do Mutirão Nacional contra o Câncer Colorretal, em parceria com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), desta segunda (22) até a próxima sexta-feira (26) em dois turnos, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Cerca de 60 pacientes serão examinados no setor de Endoscopia, localizado no segundo andar do prédio de ambulatórios da instituição. Esse mutirão irá acontecer em 11 cidades do país e o HC, que é unidade vinculada à Empresa de Serviços Hospitalares (Ebserh), será o único hospital de Pernambuco a participar dessa ação.

Os pacientes selecionados fazem parte da lista de espera do HC e já foram previamente agendados. Os critérios de seleção foram a idade, já que o câncer colorretal e as doenças precursoras dos tumores são mais frequentes em pessoas acima de 50 anos, e também pessoas que nunca foram submetidas a exames preventivos, como de colonoscopia. Os pacientes que forem diagnosticados com lesões serão tratados durante o procedimento (as lesões serão removidas), e os que apresentarem lesões pré-malignas serão diagnosticados e encaminhados para receber tratamento adequado.

"O câncer colorretal no Brasil é o terceiro câncer mais frequente em homens e o segundo mais frequente em mulheres, excluindo o câncer de pele. Possui uma alta mortalidade, pois muitas vezes só é diagnosticado em uma fase mais avançada. Esse mutirão é importante porque através dele poderemos diagnosticar as lesões precursoras dos tumores que, uma vez diagnosticadas, podem ser removidas, interrompendo um processo que levaria ao desenvolvimento da doença maligna", explica o chefe do Setor de Endoscopia do HC, Eduardo Siqueira. Vão participar dessa ação três médicos residentes, quatro endoscopistas e a equipe de enfermagem do setor de endoscopia do HC, além de médicos voluntários da Sobed.

 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.