Diario de Pernambuco
Busca

Ciência

Evento de conscientização sobre a poluição luminosa acontece no Observatório da Sé

Publicado em: 22/07/2019 12:18

Foto: Rafael Martins/Arquivo DP. (Foto: Rafael Martins/Arquivo DP.)
Foto: Rafael Martins/Arquivo DP. (Foto: Rafael Martins/Arquivo DP.)
O Observatório Astronômico da Sé é um dos pontos de observação do céu noturno para a campanha mundial "Globe at Night". A campanha acontece nesta quarta-feira (24) e tem o objetivo de chamar a atenção para o impacto da poluição luminosa. O espaço convida cidadãos a medir o brilho do céu noturno e enviar suas observações. Mais de 180.000 medições foram feitas em 180 países nos últimos 12 anos a partir da campanha. Com isso, é possível monitorar os níveis de poluição e comparar tendências ao longo dos anos para verificar os impactos. 

Por meio de um formulário disponível no site do "Globe at Night", os visitantes poderão verificar as constelações visíveis a olho nu e os efeitos da iluminação urbana para a visibilidade do céu. Também terão telescópios disponíveis para complementar e comparar suas observações.O Observatório da Sé funciona de 16h às 20h.

Qualquer pessoa, de onde estiver, também pode contribuir com a campanha. É só acessar o formulário, escolher uma constelação para observar e anotar suas impressões através do site globeatnight.org.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL