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Em 5 anos, Zona 30 reeduca condutores no Recife
Área com restrição de velocidade teve queda de 30% nas infrações, mas convívio harmonioso entre carros, pedestres e ciclistas ainda é desafio
Mas essa situação começa a melhorar, seja pela própria redução da velocidade, seja pela passagem em nível em algumas vias como a Alfredo Lisboa e Rua da Moeda. Além disso, a Avenida Rio Branco se tornou área de pedestrianismo. “O Bairro do Recife consolidou a Zona 30 e hoje a convivência de pedestres e ciclistas é bem melhor, inclusive com a implantação da pedestrianização na Avenida Rio Branco e as estações de bicicletas”, afirmou Taciana Ferreira, presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).
Em cinco anos, a mobilidade no bairro mudou, mas a hegemonia dos carros se evidencia em situações em que o pedestre tem que pedir passagem, sob pena de ser atropelado. No cruzamento da Marquês de Olinda com a Madre de Deus, quem está a pé tem que correr para não ser atingido por carros que avançam na abertura do sinal. “Não tem como confiar. É melhor correr do se que arriscar. Eu nem sabia que aqui era Zona 30”, revelou Olímpio Cruz, 35 anos, operador de caixa, que passou por essa situação diante da nossa equipe.
Medidas de redução de velocidade também ajudam a reduzir mortes. O coordenador da Associação Nacional de Transporte Público (AN- TP) e o gerente de transporte e planejamento do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS), César Cavalcanti, lembra que no Brasil ainda se mata mais no trânsito do que em certos conf litos bélicos. “Na Guerra do Vietnã, que durou sete anos, morreram 57 mil soldados americanos. No Brasil temos 40 mil mortes por ano no trânsito”, comparou.
A Zona 30 vai além do limite de velocidade e aponta também a necessidade de equipamentos que ajudem no processo educativo de todos os envolvidos na circulação. O objet ivo é u m trânsito calmo, moderado por equipamentos que incluem travessia em nível, sinalização criativa e obstáculos que obriguem a redução da velocidade. “Toda medida que ajude a reduzir mortes no trânsito deve ser bem-vinda. O limite de velocidade é um instrumento importante, assim como a conscientização dos motoristas para reduzir essa carnificina no trânsito brasileiro”, alertou César Cavalcanti.