Diario de Pernambuco
Busca

Serviço

Divorciados podem atualizar certidão de casamento gratuitamente

Publicado em: 31/07/2019 20:32 | Atualizado em: 31/07/2019 20:42

O ex-casal pode ter problemas caso não atualize o estado civil em documento - Ray Evllyn/SJDH
Quem terminou um casamento tem o direito a inserir gratuitamente, na certidão de matrimônio, o novo estado civil. O serviço é realizado no Balcão de Direitos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), que fica na Rua Djalma Farias, 250, no bairro do Torreão, Zona Norte do Recife. Caso o divórcio não seja averbado - nome que se dá à atualização do estado civil -, as duas partes podem ter problemas para realizar algumas ações, como compra e venda de imóveis. 

Para dar entrada no requerimento, o interessado deverá ir ao posto fixo do Balcão de Direitos munido da sentença, que homologa o divórcio, e apresentar a certidão de casamento e o CPF dos cônjuges, todos originais e cópias. Além disso, é necessário o comparecimento de um dos interessados. 

O prazo para a entrega da certidão averbada dura em média de 5 a 8 dias. Ao recorrer ao Balcão de Direitos, estima-se que a pessoa faça uma economia de de R$ 60,00 a R$ 146,60, valores cobrados pelo serviço em cartórios. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL