Vida Urbana

Tecnologia que aproxima os fiéis do evangelho

Rede lançada no ano passado revela surgimento de novas ferramentas de comunicação na Igreja Católica

Meios digitais são usados para aproximar igreja dos fiéis. Foto: Peu Ricardo/DP.

A aproximação da Igreja Católica com o espaço digital tem em um dos seus exemplos mais expressivos a presença do papa Francisco nas redes sociais. Com contas no Twitter e Instagram, o pontífice utiliza os canais para evangelização e também para emitir declarações sobre temas da atualidade. Nem sempre, porém, a relação da igreja com as tecnologias de comunicação foi tão amistosa. Entre os séculos 15 e 19, período ligado à inquisição, a relação com os meios de comunicação era marcada pela repressão e censura, lembra a publicitária Ana Cíntia Silva, no estudo Igreja Católica e Novas Tecnologias: uma análise do Twitter do papa Francisco durante a JMJ 2013.

O primeiro documento da Igreja Católica sobre a comunicação, de acordo com a pesquisa, foi a carta encíclica Vigilanti Cura, de 1936. O segundo foi a carta encíclica Miranda Prorsus, escrita pelo papa Pio 12, que aborda o fenômeno comunicacional atrelado ao cinema, à televisão e ao rádio. Nos dois documentos, já eram apontados os lados positivos e negativos, segundo a visão católica, desses meios. O terceiro documento, escrito durante o Concílio Vaticano 2, marcou em definitivo o entendimento pela igreja de que os meios de comunicação são um canal para evangelizar. Durante o concílio, foi decretado o Dia Mundial das Comunicações, no qual todos os anos é feita uma reflexão sobre o papel das tecnologias.

No século 21, o uso da internet e das redes sociais é também uma forma de aproximar os jovens e reter os fiéis na igreja. Em 1970, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os católicos representavam 92% da população. Em 2010, passou a ser 64%. Inseridos dentro da igreja católica desde a infância, um grupo de empresários pernambucanos decidiu somar as experiências profissionais em prol de criar um elo de reaproximação, sobretudo dos jovens, com a igreja. Em 2016, eles começaram a desenhar o que seria a rede social Céu. “Sabemos que a mídia tradicional está passando por uma revolução e uma grande incógnita era como fazer essa ligação com os fiéis. Pensamos em uma forma de trazer o católico de volta à igreja e evangelizar por meio da internet”, disse um dos criadores, de 35 anos, que prefere manter o anonimato.

A rede Céu foi iniciada em novembro apenas em fase de testes. Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP.

No futuro, os criadores pretendem inserir outras ferramentas como espaços para testemunhos, realização de transmissões ao vivo, realização de campanhas de arrecadação para atividades paroquianas ou ajudas humanitárias e criação de páginas de paróquias e comunidade. Por enquanto, só está disponível na versão web, o aplicativo para celular será lançado em meados de maio. “A plataforma me trouxe de volta à igreja. Só de acordar todo dia e ler uma mensagem boa, já me faz bem. Percebo que a Céu também cumpre um papel de deixar os jovens católicos mais livres que outras redes para mostrar sua vida religiosa, já que muitos acabam com vergonha ou medo de fazer isso em locais como Facebook ou Instagram, por exemplo”, relata outro criador, de 30 anos. O grupo prefere não se identificar para preservar a finalidade religiosa.

Taynon conheceu a rede por meio do trabalho e já estabeleceu uma meta: quer ser o mais seguido. Para ele, a rede social para católicos é um espaço de liberdade. “Na Céu, consigo dar sentido a tudo o que faço em Deus. Lá, encontro pessoas que estão vivendo o catolicismo, até um tema polêmico terá um debate mais pautado em pensamentos complementares. Não vai gerar aquela confusão que poderia gerar em outros lugares”, conta. Entre as postagens que já viu, Taynon conta que elas variam bastante. Desde trechos da Bíblia até enquetes sobre se é válido ou não brincar o carnaval. “Hoje o jovem está na rede social, então por que a igreja não deveria estar?”, questiona.

Transmissão

Missas da Paróquia de Casa Forte são transmitidas ao vivo pelo Facebook. Foto: Levi Júnior/Divulgação.

Papa tem seis milhões de seguidores 

Twitter do papa Francisco tem versões em vários idiomas. Foto: Lionel Bonaventure/AFP.

Francisco, que em 2015 admitiu ter dificuldades de lidar com as novas tecnologias da informação e comunicação, tem números dignos de qualquer digital influencer. Em sua primeira postagem no Instagram, avisou que ali se iniciava uma nova “estrada de misericórdia e da ternura de Deus”. O ingresso do pontífice nas redes sociais marca um processo de renovação da igreja no uso das tecnologias à favor da evangelização, num momento em que o catolicismo vive uma perda progressiva de fiéis. No Brasil, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve uma redução de 22% nas pessoas que se declaram católicas em duas décadas.

Nos últimos três anos, as redes sociais são pauta frequente dos discursos do papa Francisco. Para ele, as comunicações modernas podem ser consideradas “um dom de Deus”, que se bem utilizadas podem “fazer crescer uma sociedade sadia e aberta à partilha”. Francisco reconhece, porém, as nuances desse espaço de comunicação e já declarou também que “as redes sociais podem também levar a uma maior polarização e divisão entre as pessoas e os grupos”. O próprio já foi alvo disso. Em 2018, quando recebeu críticas de usuários brasileiros do Twitter após publicar uma crítica aos programas armamentistas. No mesmo ano, Francisco publicou mensagens incentivando as pessoas a criarem uma rede digital de respeito à integridade humana. 

Mesmo distante, padre mantém sintonia com os fiéis 

Padre Cosmo, atualmente na Itália, mantém contato com os fiéis pelas redes sociais. Foto: Arquivo Pessoal.

Aos 50 anos, o religioso registra em fotos, vídeos, áudios e textos as mensagens que quer divulgar para os brasileiros. Para a Semana Santa, gravou uma oração e divulgou no Instagram. “Que saudade de suas orações na missa, que me deixava renovada”, comentou uma seguidora, na postagem. “As novas tecnologias têm me ajudado a me manter em contato com os fiéis brasileiros. As redes sociais fazem com que os seres humanos se relacionem mais rápido. Não é um contato físico, mas um contato afetivo, que toca o emocional das pessoas. Para mim, tem sido um momento de crescimento e de me sentir útil, enviando as orações”, afirma o padre, que mantém contas no WhatsApp, Facebook e Instagram.

Na visão do padre, o maior desafio no uso das novas tecnologias é aprender, como igreja, a lidar com essa realidade, principalmente porque outros segmentos da vida social, como as escolas, onde crianças utilizam dispositivos eletrônicos de mensagens desde cedo, entraram no universo virtual antes mesmo de os religiosos pensarem em usar as ferramentas. “As igrejas precisam usar mais os meios tecnológicos para que as pessoas possam se aproximar mais da palavra, da oração e ter uma qualidade de vida espiritual”, enfatiza. Cosmo, ordenado padre aos 28 anos, acredita que, para conseguir essa aproximação, o primeiro passo é usar uma linguagem simples. “Nosso povo precisa de clareza. A gente percebe que a igreja tem se renovado a cada dia. A nossa linguagem tem que ser acessível, objetiva e clara para que os fiéis possam captar as mensagens”, pontua.

Na Semana Santa, segundo ele, os religiosos têm a oportunidade de – seja pessoalmente ou no meio virtual  - não só falar de Cristo, mas ter a capacidade de ser um modelo, a exemplo de Jesus, de valores morais, éticos e espirituais. “Páscoa é se deixar humanizar pelo grande amor do coração de um Deus que nasceu na gruta de Belém, passou pelos braços de Maria e de José, viveu em uma família como nós. Páscoa é vivenciar os ensinamentos, a bondade, a ternura, a paz, a confiança absoluta em Deus”, enfatiza.

Mensagens diárias

Por dia, a engenheira química Juliana Oliveira, 75 anos, recebe cerca de cinco mensagens diferentes sobre o evangelho. Os comentários, gravados em áudios ou em textos, são produzidos por padres da igreja católica em Pernambuco e repassados pelo WhatsApp. “Há uns muito profundos, que fazem a gente refletir bastante”, diz. Juliana é acostumada a acompanhar notícias católicas por sites na internet, principalmente sobre o discursos e agendas do papa. “Já é rotina ligar o computador para acessar as notícias do papa. Também busco muitos textos sobre espiritualidade e notícias sobre projetos sociais da igreja que posso ajudar em outras cidades e países”, completa.

Quebrando fronteiras com o evangelismo

A webradio Coração de Mãe conta com uma programação 24 horas. Foto: Leonardo Santana/Esp.DP.

A ideia surgiu em 2012, quando Alexandre cursava rádio, TV e internet em uma faculdade privada de Olinda. “No início do terceiro período, comecei a sentir a necessidade de praticar o que havia aprendido até então. Iniciei uma pesquisa sobre como funciona uma webradio, os softwares necessários, os conteúdos, músicas. Como tenho uma ligação forte com a igreja desde a adolescência, decidi criar a Coração de Mãe”, lembra.

A webradio conta com uma programação 24 horas. Às 9h da segunda-feira, por exemplo, vai ao ar o programa Caminhando com Jesus Cristo. Almoçando com música é o programa do meio-dia. Às 23h, os ouvintes contam com o Direcionamento Espiritual. Todo o conteúdo pode ser acessado via internet. “O mundo está em constante mudança, principalmente em relação aos meios de comunicação. A religião tem percebido essas mudanças e buscado se adequar a essa nova realidade. Não dá para pensar em comunicação sem levar em consideração a importância que a internet tem na missão de evangelizar”, enfatiza o criador da Coração de Mãe.

A igreja online 

Rede Céu 

Primeira rede social dedicada exclusivamente para católicos. Foi lançada em fase beta (de testes) no fim do ano passado. Em maio, será lançada em aplicativo para os dispositivos IOS e Android. 

Vídeo do papa 

Iniciativa global da Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração) para divulgar as intenções mensais de oração do pontífice relacionadas com os desafios da humanidade e a missão da Igreja. Todo mês, sai um novo vídeo. 

Instagram do Papa 
@franciscus

Twitter do papa ( Em português) 

@pontifex_pt 

Jovens Conectados 

Fanpage oficial no Facebook da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude e aplicativo disponível para Android e IOS.

Programação de Páscoa:

Sábado 

20h – Vigília Pascal, na Catedral da Sé, em Olinda 

Domingo 

19h – Missa da Ressurreição do Senhor, na Catedral da Sé, em Olinda 

Segunda-feira 

17h – Ceia de Páscoa da Fundação Terra na Igreja da Santa Cruz 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
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