Vida Urbana

Concurso de agremiações carnavalescas traz 206 agremiações de 11 modalidades diferentes

As mais autênticas manifestações da cultura pernambucana se encontram no Concurso de Agremiações Carnavalescas. Ao todo são 206 agremiações em 11 modalidades diferentes. As categorias especiais e o grupo 1 desfilam na Avenida Nossa Senhora do Carmo, no bairro de São José, centro do Recife, e somam 86 agremiações. Já nos grupos 2 e de acesso desfilam na Avenida do Forte, no bairro do Cordeiro, Zona oeste da cidade, e totalizam 120 agremiações.

Todas as disputas acontecem, de forma simultânea, no domingo (3), na segunda (4) e na Terça-Feira Gorda (5), sempre a partir das 15h. Elas integram o Ciclo Carnavalesco organizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife. Os prêmios somam R$ 730.500. 

No domingo, as categorias a desfilarem na Avenida Nossa Senhora do Carmo são as troças carnavalescas, os blocos de pau e corda e os maracatus de baque virado. Já na segunda-feira, é a vez de disputarem os bois de carnaval, as tribos de índios, clubes de bonecos e escolas de sambas. Na Terça-Feira Gorda, desfilam os ursos (la ursa), os maracatus de baque solto, os caboclinhos e os clubes de frevo.

“Há registros de que esse concurso de agremiações tenha começado em 1930. Primeiro, ele era organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas e depois passou a ser gerido pela Prefeitura do Recife”, conta o assessor técnico da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Albemar Araújo. 

Segundo ele, esses concursos são fundamentais para manter viva a tradição, a diversidade e a riqueza das agremiações que fazem o Carnaval e a cultura da cidade do Recife. “Você não encontra essa pluralidade de manifestações em nenhum outro estado brasileiro. Aliás, em nenhuma cidade. Cada agremiação tem suas peculiaridades e suas especificidades e muitas deles são centenárias, com mais de 120 anos, e participam desse concurso desde que ele foi criado, com o objetivo de valorizá-las e manter viva essa chama do nosso povo”, afirma Araújo. 

Para quem quiser conferir a programação completa, com o nome de cada agremiação, o dia e o horário em que cada uma delas desfila, pode acessar o site da Prefeitura do Recife, através do link https://bit.ly/2EGpcar.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...