Vida Urbana

Cerca de 450 mil foliões brincaram o carnaval de Paulista

Foto: Prefeitura de Paulista/Divulgação.

A Prefeitura de Paulista contabilizou 450 mil foliões nas mais de 160 agremiações carnavalescas que desfilaram pela cidade. O destaque ficou por conta dos blocos que conseguiram atrair maior público, a exemplo do Cavalo Branco, em Maranguape 2 e o Bacalhau na Vara, de Paratibe, que juntos arrastaram mais de 190 mil pessoas.

"Por mais um ano, fizemos um carnaval de muita alegria e tranquilidade. Nossa prioridade foi valorizar os artistas locais, fortalecer os blocos de rua, garantindo uma folia descentralizada, onde o público teve a oportunidade de brincar com segurança e perto de casa,", destacou o prefeito de Paulista, Junior Matuto.

Segurança

A Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil do município montou, junto com a Polícia Militar, um esquema de segurança envolvendo o efetivo da Guarda Municipal e da PM, por meio do Centro Integrado de Segurança (CIS). Ao todo, 224 homens atuaram nos cinco dias de carnaval na cidade.

A estratégia contou ainda com as 16 câmeras de videomonitoramento do município, que foram instaladas em pontos estratégicos na cidade. Isso sem falar da unidade móvel do Programa “Crack, é Possível Vencer”, que foi usada para flagrar delitos durante a concentração e no percurso das agremiações.

De acordo com o setor de Estatísticas do 17º BPM, 12 ocorrências foram registradas da sexta (1º) até a quarta-feira de cinzas (6). Todas foram consideradas de perturbação do sossego. Os casos foram relatados por moradores que se queixavam de som alto. A PM informou que todas as situações foram resolvidas sem pelos policiais que estavam no plantão.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde prestou apoio aos blocos carnavalescos, com ambulâncias de suporte de atendimento às emergências; atendimento às urgências na Prontoclínica Torres Galvão (PTG); distribuição de preservativos com orientação à população, além de outros serviços à população.

Ao todo, 14 ocorrências foram atendidas pelas equipes da saúde, em casos como hipoglicemia, embriagues ou cortes. As unidades móveis do município ainda realizaram a remoção de quatro foliões, sendo três para a PTG e um para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A população ainda contou com os serviços do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Ao todo, 37 mil preservativos foram distribuídos durante o desfile do Cavalo Branco e do Bacalhau na Vara. Com o apoio da unidade móvel, a equipe conseguiu realizar 83 exames de HIV e sífilis.

Os profissionais da Vigilância Sanitária realizaram durante o desfile do Bacalhau na Vara 430 inspeções em comércios informais. O que resultou na apreensão de 40 litros de batidas; 25 litros de água de coco; 60 unidades de espetinhos; além de 2 mil tampas de garrafão de água mineral e selos usados nesse botijões. O proprietário desse depósito de bebidas foi notificado.

Mobilidade

A Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais também montou um esquema especial de trânsito para os dias da folia. Ao todo, 80 profissionais, entre agentes e educadores de trânsito, prestaram serviço em regime de plantão para garantir a segurança e a mobilidade dos foliões no município.

Além disso, o órgão montou um esquema de plantão de acidentes para que a população pudesse relatar ocorrências de trânsito. O contato registrou 90 chamados.

Limpeza urbana

Este ano, a Secretaria Executiva de Serviços Públicos do Paulista contou com o efetivo de 90 homens que não pararam durante os dias de festa e realizaram serviços de limpeza e varrição. Desse sábado (2) até a quarta-feira de cinzas, a gestão municipal recolheu um total de 1.820 toneladas de lixo nos polos de animação e também através da coleta domiciliar. O mutirão de limpeza ainda contou com três compactadoras de lixo e duas caçambas. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...