Vida Urbana

Carreata celebra a coroação da padroeira do Recife

Festejos pelo centenário da coroação de Nossa Senhora do Carmo, em 1919, continuam até setembro

Imagem peregrina da Virgem do Carmo foi doado por Maria I, rainha de Portugal. Foto: Ricardo Fernandes/Arquivo DP.

Uma carreata marcou ontem o início da peregrinação da imagem de Nossa Senhora do Carmo pelas mais de 130 paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife. A peregrinação, que deve seguir até o segundo semestre deste ano, celebra o centenário da coroação canônica da santa, ocorrida no dia 21 de setembro de 1919. A carreata percorreu o trecho entre o Pátio do Carmo, no Centro da capital pernambucana, e a Catedral da Sé, em Olinda, e terminou com uma missa. A imagem peregrina da Virgem do Carmo é a mesma que anualmente, no mês de julho, segue em procissão pelas ruas do centro do Recife na tradicional Festa do Carmo. A iniciativa, coordenada pela Província Carmelitana de Pernambuco, não se limitará à exposição da imagem nas paróquias. A programação referente à coroação, realizada no

dia 21 de setembro de 1919, inclui hospitais e casas públicas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Em Olinda, a imagem permanece até o dia 31 de março, seguindo depois para o município de Igarassu.

Os festejos pelo centenário da coroação começaram em setembro do ano passado e continuam até setembro deste ano. Além da peregrinação, o programa prevê um congresso mariano, com palestras e workshops para os fiéis, no mês de maio. “É um tempo de muita festa, graças e comemoração”, afirma o coordenador da peregrinação, frei Nilton Santos. Um dos objetivos da peregrinação, segundo o frade, é aproximar a “Mãe do Carmelo” dos devotos no território da arquidiocese. Nossa Senhora do Carmo foi declarada padroeira secundária do Recife em 1909. O primeiro padroeiro é Santo Antônio.

A peregrinação está dividida em etapas. A primeira parte, iniciada ontem, segue até 5 de julho. Do dia 6 até o dia 16 de julho, data em que os católicos homenageiam a padroeira do Recife com uma grande procissão, as atenções se voltam para a Festa do Carmo. A peregrinação volta a acontecer no início de agosto, seguindo até o dia 20 de setembro.

A coroação canônica de Nossa Senhora do Carmo foi um grande evento religioso no Recife. Em setembro de 1919, a imagem doada por Maria I, rainha de Portugal de Algarves de 1777 a 1815, saiu da Igreja do Carmo, desfilou pelas ruas centrais da capital e foi coroada solenemente no Parque 13 de Maio, na Boa Vista, com a presença de 34 bispos brasileiros. Três anos após a coroação, os frades carmelitas iniciaram uma campanha para a Igreja do Carmo receber o título de Basílica, o que aconteceu em 1921.

Peregrinação

- Paróquia São Pedro Mártir de Verona (Sé de Olinda) 10 a 12 de março

- Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Salgadinho 12 a 13 de março

- Paróquia Nossa Senhora da Ajuda, Peixinhos 13 a 15 de março

- Paróquia São Benedito, São Benedito 15 a 16 de março

- Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Águas Compridas 16 a 18 de março

- Paróquia São Lucas, Ouro Preto 18 a 20 de março

- Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Tabajara 20 a 21 de março

- Paróquia Divino Espírito Santo, Jardim Brasil I 21 a 22 de março

- Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Bairro Novo 22 a 24 de março

- Paróquia São José 24 a 26 de março

- Paróquia São Francisco de Assis, Rio Doce 26 a 28 de março

- Paróquia Assunção de Maria, Rio Doce 28 a 29 de março

- Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Janga 29 a 31 de março

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...