Quatro em cada cinco empregadores planejam contratar egressos de cursos de escolas de negócios. O dado, fruto das respostas de 93 empregadores de multinacionais ao Graduate Management Admission Council (GMAC), é de 2018 e, apesar de não refletir uma amostra representativa de contratantes, revela uma tendência clara que surge. Ter um Master of Business Administration (MBA, Mestre em Administração Empresarial, em tradução literal) tornou-se um diferencial para ingressar, se recolocar ou mudar de área no mercado de trabalho.
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MBA da Unicap abre portas para o mercado de trabalho
Católica Business School aposta em horários flexíveis e corpo docente com experiências práticas a compartilhar, com planos de internacionalização dos cursos
Essa importância já havia sido destacada em um levantamento da QS, provedora de pesquisas para o ensino superior e escolas de negócios globais. De acordo com o relatório, a demanda no Brasil por trabalhadores com MBA no currículo apresentou um aumento de 16%, acima da média global, que foi de 13% no mesmo período. Um estudo da consultoria Robert Half apontou ainda um aumento de aproximadamente 66% no salário para quem tem essa especialização.
Há cerca de 20 anos, quando os MBAs não eram tão conhecidos, a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) já havia apostado no modelo com aulas mais práticas, horários flexíveis e formação de corpo docente com professores capacitados e com experiência na área em que lecionavam. Com o passar dos anos, a instituição – única universidade de Pernambuco com nota máxima, conceito 5, pela avaliação institucional do Ministério da Educação (MEC) – aumentou o número de cursos e se adaptou às novas demandas do mercado de trabalho.
Aliando a tradição de 75 anos da universidade aos novos modelos de ensino, a Católica Business School aposta nas metodologias ativas para formar os estudantes do MBA. Esse método de ensino se caracteriza pela personalização, criação de itinerários e roteiros específicos que atendam às necessidades de cada aluno ou grupo de estudantes. Os conteúdos são explorados a partir de desafios dentro de um contexto especifico de aprendizado, que pode utilizar a tecnologia ou não, contanto que a atividade os incentive a investigar, refletir, desenvolver senso crítico e solucionar questões.
O objetivo é criar um ambiente de negócios e parcerias que reúna empresas e instituições parceiras. O projeto da Unicap conta com a participação do Instituto Empresarial Ação Pela Cidadania, CEPLAN, M.Xavier Consultoria; Instituto Católico de Engenharia na França; Católica Porto Business School; Bio Fair Trade; Radar Executivo e Porto Social. “Os empreendedores dão muito valor aos profissionais que estão cursando ou cursaram um MBA”, destaca o pró-reitor Administrativo Márcio Waked.
Quem cursa um MBA de alta qualidade tem como legado ainda o networking. As aulas que consistem na troca de experiências do âmbito profissional, criam um ambiente de novas oportunidades e ampliam a visão sobre o mercado. “Uma das características desses cursos é que você convive com pessoas de diversas áreas. Em uma turma, temos profissionais que vêm da engenharia, do terceiro setor, de administração, de comunicação, do setor bancário e outros, então é um ambiente muito enriquecedor e que favorece a formação de redes”, pontua Waked.
Outra meta do programa é a internacionalização das experiências. “Nós queremos, através de parcerias com outras escolas de negócios ao redor do mundo, ampliar a possibilidade de nossos alunos conviverem em outros ambientes de negócio, em outros países, suportados por uma mesma linha metodológica de educação executiva. No mercado, no mundo globalizado, onde as organizações estão conversando o tempo todo, isso se faz necessário”, explica Maurício Xavier, diretor da Católica Business School.
De acordo com o Ministério da Educação, “as pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA. Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso, o aluno obterá certificado e não diploma. Esses cursos são abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino, conforme a Lei de Diretrizes e Bases (LDB)”.