Vida Urbana

Criança de um ano e três meses é encontrada só e trancada em apartamento

Menino chorava muito quando a PM chegou ao local

Uma criança de um ano e três meses foi encontrada trancada e sozinha dentro de um apartamento de um conjunto habitacional em Afogados, no Recife. Vizinhos denunciaram a situação e a Polícia Militar (PM) entrou no imóvel, na noite de ontem, para resgatar o menino. Quando a PM chegou ao local, a criança chorava muito e estava em meio a colchões sujos jogados no chão. O apartamento estava muito bagunçado. Não se sabe há quanto tempo o menino estava sozinho. O caso de abandono de incapaz e negligência já havia sido denunciado ao Ministério Público de Pernambuco.

A PM encaminhou a denúncia para o Conselho Tutelar da Boa Vista, em regime de plantão na noite de ontem. Segundo Thalles Pitter, conselheiro de plantão, a criança morava com a mãe, que seria dependente de drogas e reeducanda. No apartamento, a polícia encontrou uma tornozeleira quebrada. “Essa não foi a primeira vez que esse caso foi denunciado. O Conselho Tutelar daquela região já havia pedido providências sobre o caso e solicitado a busca e apreensão da criança”, disse.

Thalles afirmou que levará o caso ao Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA) para abertura de inquérito por abandono de incapaz. Tanto a mãe, quanto o pai, poderão responder pelo crime. Isso porque, explicou Thalles, o pai mora no mesmo conjunto, mas em outro bloco, e sabia da situação de abandono do filho, mas não tomou providências. Ele queria, inclusive, levar a criança para a casa, mas o Conselho Tutelar decidiu pelo encaminhamento do menino para uma casa de acolhimento. “Essa situação deve agora ser decidida pela justiça. Se ele sabia da situação, foi omisso”, acrescentou Thalles.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...