Vida Urbana

Museu de Arte Sacra inaugura exposição Santos Negros

A cerimônia de inauguração da mostra vai contar com a participação do arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Saburido


O diretor do Maspe e um dos curadores da mostra explica as razões que motivaram a realização da exposição inédita: “Nossa história é marcada por uma forte presença negra, somos todos frutos de um forte processo de inculturação, sincretismo e consequente aculturação. Mesmo com tanta riqueza e diversidade cultural, é fato que ainda persiste uma esmagadora incompreensão e intolerância em relação as manifestações religiosas de matrizes africanas que se fazem presentes tanto dentro da própria Igreja como transitando de forma plural em uma rede dialógica de múltiplas formas e contornos”, conclui padre Rinaldo. De acordo com o sacerdote, um dos destaques da exposição é a imagem de Santo Elesbão, datada do século XVIII, da igreja Rosário dos Homens Pretos do Recife.  

A mostra é composta por vinte peças provenientes do acervo da Arquidiocese de Olinda e Recife cujas tipologias englobam desde um amplo conjunto de estatuárias sacras até painéis, documentos e telas – quatro delas feitas pelo pintor Roberto Ploeg, ambientados de forma a transportar os visitantes para um cenário sóbrio e totalmente trajado com o intento de expressar as vivências religiosas concretizadas na perspectiva da negritude afro-brasileira. A curadoria da exposição Santos Negros é de padre Rinaldo Pereira, diretor do Maspe, e da arquiteta Dió Diniz. A exposição ficará em cartaz no Maspe até 13/05/19 e o valor dos ingressos é de R$ 5,00 (meia) e R$10,00. Informações: (81)3184-3154. O Maspe localiza-se na rua Bispo Coutinho, 176, Alto da Sé, Olinda.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...