Vida Urbana

UFRPE inaugura Cátedra Paulo Freire no aniversário de 97 do educador

Com a Cátedra, a UFRPE busca preencher a lacuna da sustentabilidade nos trabalhos de orientação freireana e envolve as sustentabilidades social, política, econômica e educacional

Imagem:Wikimedia Commons

O espaço de ensino, pesquisa e extensão chega para complementar as outras oito existentes no Brasil, com o diferencial de ter como norte o tema Educação para a sustentabilidade. A instância – considerada a cadeira máxima de uma instituição de ensino – funcionará no Departamento de Educação (DEd) do Campus Dois Irmãos, e será inaugurada às 19h30 da próxima quinta-feira (20), integrando a programação do X Colóquio Internacional Paulo Freire, que ocorre na UFPE. 

Com a Cátedra, a UFRPE busca preencher a lacuna da sustentabilidade nos trabalhos de orientação freireana e envolve as sustentabilidades social, política, econômica e educacional. O diálogo na UFRPE para formação da instância freiriana surgiu a partir da pesquisa de pós-doutorado da professora Monica Folena, diretora do Departamento de Educação. A pesquisadora estudou como as cátedras, centro e institutos sobre Paulo Freire no Brasil envolvem a temática da sustentabilidade. 

Segundo Folena, a partir da Cátedra, a UFRPE amplia a produção e socialização do conhecimento em educação. Também buscará se vincular à Unesco no primeiro ano de trabalho. “A cátedra vem somar esforços aos outros espaços onde Paulo Freire já é guia, para gerar ações no tripé universitário. O pensamento de Paulo Freire é imortal; é mais atual do que nunca. E um dos ensinamentos que ele nos traz é de que a educação precisa ser problematizadora, viva, dialógica, humanizadora”, destaca. 

A institucionalização de um espaço em que Paulo Freire é guia surge num movimento de reconhecimento e visibilidade do pesquisador, educador e filósofo brasileiro, reconhecido e premiado internacionalmente. O pernambucano é reverenciado por sua contribuição na História da Pedagogia, influenciador da pedagogia crítica com reconhecido trabalho na Educação Popular, o que o tornou Patrono da Educação Brasileira. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...